quarta-feira, abril 11, 2012

Patrícia Kaliati (na imagem) era conhecida pela sua arrogância e discursos inflamatórios contra a oposição e a sociedade civil, incluindo a classe académica.
Sem esperar pela dissolução do governo, a Presidente do Malawi  Joyce Banda já começou a demitir os ministros e outros dirigentes séniores do regime de Bingu Wa Mutharika, que perdeu a vida há cerca de uma semana.
A primeira vítima foi a Ministra da Informação e Educação Cívica, Patrícia Kaliati, que foi exonerada esta terça-feira pela Presidente Joyce Banda.
Professora primária de profissão, Patrícia Kaliati era igualmente porta-voz do governo de Bingu wa Mutharika, e em sua substituição foi nomeado Moses Kunkuyu.
De acordo com a imprensa malawiana, Patrícia Kaliati era conhecida pela sua arrogância e discursos inflamatórios contra a oposição e a sociedade civil, incluindo a classe académica.
Em 2009, e antes do anúncio formal do novo governo saído das eleições gerais em que saiu vencedor o falecido presidente Bingu wa Mutharika,  Patrícia Kaliati teve o desplante de dizer publicamente que não estava preocupada com o seu futuro porque sabia que  iria ser ministra.
Patrícia Kaliati foi igualmente uma das figuras que se opôs abertamente à investidura da Joyce Banda, como Presidente da República do Malawi, em substituição de Bingu wa Mutharika, conforme manda a Constituição.
Esta terça-feira, a Presidente Joyce Banda  exonerou igualmente, o Governador do Banco Central, Perks Ligoya, o Secretário do Tesouro, Joseph Mwanawvekha e o Director-Geral da Rádio e Televisão estatais, Bright Malopa.
No último domingo, Joyce Banda já havia demitido, o Comandante-Geral da Polícia, Peter Mukhito.
Mary Nkosi, é a nova Governadora do Banco Central do Malawi e torna-se assim a primeira mulher malawiana a assumir o cargo.
Para dirigir a Rádio e Televisão estatais, a Presidente do Malawi nomeou Benson Tembo, em substituição de Bright Malopa, considerado um dos cérebros da campanha de difamação contra Joyce  Banda, durante o regime de Bingu wa Mutharika.
Recorde-se que Joyce Banda tinha sido banida da rádio e televisão estatais  durante o governo do seu antecessor.
Antes de  ser empossada no último sábado como Presidente do Malawi, Joyce Banda teve que recorrer a rádios privadas para se dirigir à Nação, mas a situação mudou exactamente no mesmo quando dia quando a MBC foi fazer a cobertura em directo da cerimónia de investidura.
Fica ainda uma nota. O antigo presidente Bakili Muluzi e outros activistas políticos advertiram a Presidente Joyce Banda para ter algum cuidado  com dezenas de ministros e deputados do partido de Bingu wa Mutharika, que agora estão a juntar-se em massa à nova liderança do país, aparentemente a procura com interesses obscuros.
Por Faustino Igreja, em Blantyre
Fonte: Rádio Mocambique - 11.04.2012

Sem comentários: