terça-feira, novembro 01, 2011

Abdel Rahim al-Khib nomeado primeiro-ministro interino da Líbia

O engenheiro Abdel Rahim al-Khib foi o candidato escolhido pelos 51 membros do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia para ocupar o cargo de primeiro-ministro interino.
Abdel Rahim al-Khib substitui Mahmoud Jibril, que abandonou funções após a declaração oficial de “libertação” do país, a 23 de Outubro.
O engenheiro e professor universitário, natural de Trípoli, foi o nome mais votado de cinco candidatos considerados, tendo recebido 26 votos. Nos próximos dias, Abdel Rahim al-Khib deverá nomear um novo governo provisório, que será responsável pela gestão do país até à realização de eleições livres, num período máximo de oito meses.
Dessas eleições sairá uma assembleia constituinte, que redigirá uma nova Constituição. No prazo de um ano, os líbios voltarão às urnas, para eleger num sistema multipartidário um novo governo e Presidente para o país.
A escolha de Abdel Rahim al-Khib coincide com o fim oficial da missão da NATO na Líbia, após sete meses de operações aéreas e navais contra as forças do regime de Muammar Khadafi.

Fonte: TIM - 01.11.2011

Sem comentários: