O presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula, Mahamudo Amurane, afastou os agentes da polícia que guarneciam a sua residência oficial e outras instalações da maior autarquia do Norte de Moçambique.
A decisão inclui agentes que garantiam segurança ao edifício sede do Conselho Municipal local e ao Balcão de Atendimento Único (BAU) municipal.
Todas estas instalações passaram, segundo decisão de Amurane, a ser guarnecidas por indivíduos ‘aparentemente civis’ que estavam afectos a outros sectores da edilidade.
No entanto, o Diário de Moçambique (DM), jornal editado na cidade da Beira, Centro de Moçambique, soube que os recém - confiados a guarnição dos locais acima citados são membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), partido da oposicao, com noções militares e que estavam distribuídos pelos serviços de mercados, feiras e salubridade, tendo sido solicitados, de emergência, na mesma Sexta-feira, para uma missão que só deve ser exercida por pessoal devidamente reconhecido e autorizado para o efeito.
A medida colheu de surpresa alguns munícipes de Nampula, pois desde aquela sexta-feira são vistos jovens disfarçados de civis mas que, efectivamente, são seguranças.
O DM apurou ainda que os efectivos da polícia municipal que deviam trabalhar naqueles locais, viram-se surpreendidos com a informação interna segundo a qual nenhum deles escalaria tais postos.
Numa ronda efectuada pelo DM, Domingo e Segunda-feira, foi possível constatar que lá estavam indivíduos aparentemente civis a guarnecer os edifícios.
Gilberto Aissa, vereador da Polícia Municipal em Nampula, confirmou a substituição dos agentes por civis e disse que tal se insere nas medidas cautelares visando assegurar a protecção do edil e respectivas instalações.
“Achamos que os nossos polícias não merecem confiança devido aos assaltos sucessivos que temos vindo a registar”, disse o vereador.
Aissa indicou que a Edilidade decidiu pela transferência de funcionários afectos aos serviços de Salubridade, Mercados e Feiras para prestarem serviços de protecção à figura do presidente do Conselho Municipal, sobretudo na sua residência e outras instalações.
O vereador precisou que a indicação destes foi com base na avaliação criteriosa da situação, assegurando que todos os destacados para esta actividade são jovens com noções de Segurança, alegadamente por terem cumprido o Serviço Militar.
Mahamudo Amurane, membro do MDM, tomou posse como edil de Nampula no passado mês de Fevereiro, depois de ter vencido as autárquicas de Novembro passado.
Sem comentários:
Enviar um comentário