terça-feira, maio 13, 2014

Para dificultar candidatura de Daviz Simango

MDM acusa os Serviços de Notariado de obediência ao partido Frelimo


Os Serviços de Registos e Notariado tutelados pelo Ministério da Justiça receberam ordens superiores para exigir que todas as assinaturas de apoio à candidatura de Daviz Simango sejam reconhecidas na presença das pessoas que aceitaram apoiar a candidatura. A medida até nem é ilegal. Só que, para a candidatura de Filipe Nyusi, os Serviços de Registos e Notariado não exigem o reconhecimento presencial. Ou seja, para dois casos idênticos, dois critérios opostos.



A medida visa desanimar os membros e simpatizantes do MDM, para desistirem de assinar o seu apoio à candidatura de Daviz Simango. É que os Serviços de Registos e Notariado não têm capacidade para acolher as centenas de pessoas que apoiam as candidaturas. O que se está a verificar, principalmente em Nampula e na Zambézia, é que os Serviços de Registos e Notariado andam abarrotados de apoiantes de Daviz Simango, que chegam a passar todo o dia para reconhecerem as assinaturas. Mas o reconhecimento das assinaturas de apoio à candidatura do partido Frelimo não é presencial.



Lutero Simango, chefe da bancada do MDM na Assembleia da República, acusa as autoridades da Justiça de agirem em conluio com o partido Frelimo para prejudicar a sua formção política. O líder parlamentar do MDM falava por ocasião dum encontro do seu partido na cidade de Maputo visando afinar a máquina eleitoral.



Simango parece não ter dúvidas de que as longas filas que o seu partido enfrenta sejam resultado duma acção concertada entre as autoridades da Justiça e o partido no poder, para prejudicar o MDM. E declara que o seu partido não vai recuar. Se não há interesse em prejudicar a sua formação política, Simango adianta: “Agora desafiamos o partido Frelimo que faça o mesmo e prove aos moçambicanos que faz bichas para reconhecer assinaturas”. Segundo Simango, este repto é extensivo às autoridades da Justiça, em concreto aos Serviços de Notariado.

Estamos afinar a máquina

Sobre as eleições que se avizinham, Simango diz que o MDM está a afinar a máquina. “Temos a plena consciência de que só se chega ao poder por via de eleições, só se ganha as eleições na mesa de votação”, disse Simango, para logo sublinhar que o MDM “está a afinar a máquina para este fim.”
A reunião do passado sábado serviu ainda para enriquecer o manifesto daquele partido. O encontro serviu igualmente para a avaliação do relatório da bancada do MDM na Assembleia Municipal e do trabalho dos representantes do partido na Assembleia da República. (André Mulungo)



Fonte: Canalmoz - 13.05.2014

Sem comentários: