quinta-feira, maio 22, 2014

Advogado detido por suborno

Um advogado de nacionalidade portuguesa foi detido ao fim da manhã da última terça-feira na cidade de Maputo indiciado de tentativa de suborno.
Segundo dados facultados pelo Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC), a detenção do causídico, de identidade não revelada, surge na sequência de uma denúncia a este órgão por parte de funcionários da Conservatória de Registo de Entidades Legais da capital do país.
Na circunstância, ao que nos foi afiançado, o advogado pretendia subornar com 1500,00Mt (mil e quinhentos meticais) a um dos funcionários para obter a certidão de registo comercial cuja emissão estava vedada por imperativos legais.
Soubemos que o advogado estava a agir em nome de uma empresa, também não revelada, que muito recentemente deliberou nomear e de forma ilegal um administrador.
Apercebendo-se da situação incorrecta foi movido um processo com vista a revogar essa decisão ilegal, razão pela qual o causídico decidiu interceder junto do cartório para subornar o funcionário de modo a obter, o mais rápido possível, a certidão em causa.
“Ele actuou em nome da empresa. Tentou pagar o valor em nome da empresa para obter a certidão que revoga a nomeação ilegal de um dos administradores. Esclarecer ainda que o advogado não vive em Moçambique, apenas cá tem vindo realizar alguns trabalhos. O seu domicílio é Portugal” – disse a nossa fonte.
Presentemente prosseguem termos legais para a responsabilização criminal do causídico, que no nosso país se dedica à prestação de serviços jurídicos a algumas empresas.
Fonte: Jornal Notícias - 22.05.2014

Sem comentários: