terça-feira, maio 13, 2014

ISENÇÕES ADUANEIRAS DO PARTIDO FRELIMO

13/05/2014

Grandes volumes de importações são feitas através dos Portos de Nacala e de Beira, no Norte e Centro do País, respectivamente, e conforme apurou a investigação do Centro de Integridade Pública, as mercadorias importadas com isenções aduaneiras abastecem a grandes comerciantes de Nacala e da Beira.

Há cerca de um mês, o Centro de Integridade Pública (CIP) iniciou a publicação de uma série de reportagens investigativas sobre a máfia da fuga ao fisco que se instalou no País recorrendo à importação de mercadorias como se se destinassem ao uso interno dos partidos políticos quando, na verdade, são destinadas ao comércio geral no País. A primeira publicação da série tratou da importação de viaturas de Japão e Durban (África do Sul) pelos partidos políticos extraparlamentares. A investigação prossegue e agora trazemos ao público os contornos das isenções usadas pelo partido Frelimo para importar mercadorias diversas e abastecer o mercado nacional, lesando o Estado.

Os casos que aqui apresentamos, devidamente sustentados por documentos oficiais comprovativos, são apenas amostra das grandes importações que são promovidas pelo partido no poder.

Na verdade o partido Frelimo não chega a importar, apenas “transmite” o seu direito de isenção aos agentes comerciais em troca de dinheiro que devia ir para os cofres do Estado em pagamento de Impostos.

Motorizadas, congeladores, pneus, cadernos escolares, pilhas, capulanas são dentre várias, algumas mercadorias importadas pelos agentes comerciais com direitos fiscais da Frelimo. Ler mais

Sem comentários: