quarta-feira, julho 04, 2012

Savanas de África podem transformar-se em florestas até 2100

Gradualmente, de zona para zona de savana, as árvores deverão começar a crescer e a densidade de árvores a aumentar. No fim do século, as zonas de savana poderão estar ocupadas por cobertos florestais.
O recente trabalho publicado na Nature, da autoria de investigadores do Biodiversity and Climate Research Centre e da Goethe University Frankfurt, sugere que vastas áreas das savanas de África poderão vir a ser florestas em 2100.
O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera estará a provocar o aumento da densidade de árvores em África. A partir de um determinado nível crítico de concentração de dióxido de carbono a transição de savana para floresta começará a efectivar-se. No entanto, o nível crítico de concentração varia de zona para zona de savana, pelo que a transição deverá ir acontecendo em diferentes alturas.
A evolução das condições atmosféricas vão provocando respostas do sistema de savana que apresenta um estrato arbóreo e um estrato herbáceo em constante competição pela dominância, mas com diferentes sensibilidades e respostas à temperatura, ao fornecimento de dióxido de carbono e aos incêndios. Estas respostas definem os diferentes equilíbrio dos sistemas, mas as alterações climáticas estão a acelerar as transições.  
A resposta da vegetação a uma maior concentração de CO2 não é tão efectiva nas regiões do Norte do Globo melhor estudadas. Comparativamente com esses sistemas, o sistema das savanas tem um défice de CO2 e as árvores responderão directamente a uma disponibilização de maior concentração de dióxido de carbono.
Fonte: Rádio Moçambique – 03.07.2012

Sem comentários: