sexta-feira, julho 06, 2012

Roubadas seis toneladas de marfim em Maputo

Seis toneladas de marfim apreendido a caçadores furtivos e proveniente de elefantes "problemáticos" abatidos foram roubadas de um armazém do Ministério da Agricultura moçambicano em Maputo, noticia hoje o semanário Savana.
Segundo o jornal, que cita o director nacional de Terras e Florestas, Dinis Lissave, o marfim foi roubado em fevereiro de um armazém do Ministério da Agricultura e corresponde a 266 presas de marfim, avaliadas em cerca de um milhão de dólares (cerca de 812 mil euros).
O produto resultou de apreensões de marfim de elefantes mortos por caçadores furtivos entre 2004 e 2011 e de marfim retirado de elefantes "problemáticos" abatidos pelas autoridades.
O Governo moçambicano considera "elefantes problemáticos" aqueles que entram em povoações e criam pânico na população, destruindo campos agrícolas e propriedades.
O semanário refere que as presas roubadas estão entre as mais valiosas, medindo entre 1,2 e 1,5 metros e suspeita-se que teriam como destino à Ásia, particularmente China.
Questionado pelo jornal sobre a ocorrência, Dinis Lissave confirmou o roubo, adiantando que o caso já foi comunicado às autoridades policiais.

Fonte: Rádio Mocambique - 06.07.2012

Sem comentários: