quinta-feira, julho 05, 2012

Inhambane: Milhões de meticais do erário público continuam a ser delapidados

Notícias de Inhambane indicam que persistem casos de delapidação dos fundos de erário público, envolvendo funcionários do Estado.

São milhões de meticais que estão a ser surpiados dos sofres do Estado, que neste momento o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção está a investigar mais de vinte casos que deram entrada só este ano.
Alguns processos em investigação, já têm arguidos, na sua maioria gestores financeiros das instituições públicas.
Os pagamentos sem indivíduos e a participação de funcionários em negócios ilícitos, são algumas das manifestações de corrupção nas instituições públicas em Inhambane.
A apropriação de bens públicos é outra prática que ganhou terreno em Inhambane e o director do gabinete provincial de combate à corrupção diz ter chegado o momento de acabar com estes ilícitos.
Boaventura Macuácua indicou que a instituição que dirige tudo está a fazer por forma a “amputar” as mãos daqueles que usam e abusam fundos públicos, para a satisfação das suas necessidades pessoais.
“A colaboração dos cidadãos é determinante para o sucesso deste trabalho, por que a população é a única vítima deste desmandos” – indicou Boaventura Macuácua.
Desde a implantação do Gabinete de Combate à Corrupção em Inhambane, há pouco mais de um ano, pouco mais de vinte funcionários públicos foram presos pelo seu envolvimento na delapidação do dinheiro do erário público.
Os processos tramitados durante este período são mais de sessenta.

Fonte: Rádio Mocambique - 05.07.2012

Sem comentários: