A função pública abriu este ano cerca de 12 mil vagas, em parte em resultado de saídas e aposentações ocorridas em 2013, em diferentes sectores de actividade, anunciou a tutela.
Segundo a ministra da Função Pública, Vitória Diogo, no último ano abandonaram a administração 4.397 funcionários, por saídas e reformas.
"Em termos de aposentações e desligamentos por género, 2.379 são homens, equivalente a 54 por cento, e 2.018 são mulheres", explicou a ministra, citando o relatório sobre a matéria apresentado na terça-feira ao Conselho de Ministros.
Segundo disse, grande parte dos abandonos e aposentações ocorreram nos sectores de educação, interior, defesa e justiça, enquanto as vagas abertas se destinam sobretudo aos sectores de educação, saúde e justiça.
"Foram abertas vagas no aparelho do estado por aposentações e desligamentos, ou seja, poderemos ter mais promoções, mais progressões, porque se abriu vacaturas e, acima de tudo, poderemos ter novos ingressos e mais jovens a entrar para o aparelho do Estado moçambicano", afirmou a ministra.
Fonte: LUSA - 07.05.2014
1 comentário:
Tenho 23 anos, concorri a uma vaga de auxiliar administrativa na função publica ou secretaria provial de tete ja faz 4 anos até hoje aida nao me solicitara, fiz todos textes aprovei e estive em 6 lugar na minha lista. Tete
Enviar um comentário