quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Governo e Renamo reúnem-se na presença de observadores

Pela primeira vez nas negociações 

As delegações do Governo e da Renamo, acabam de entrar a momentos para 35ª ronda de negociações, e pela primeira vez, oficialmente, com a participação dos cinco observadores nacionais acordados entre as partes.

Estão neste momento reunidos com as duas delegações, o bispo da Diocese Anglicana dos Libombos, Dom Dinis Sengulane, o reitor da Universidade A Politécnica, Prof. Lourenço do Rosário, o ex-reitor da Universidades Eduardo Mondlane, o padre Filipe Couto, o pastor Anastácio Chembeze e o sheik da Comunidade Muçulmana, Saíde Abibo.



De fora, mas que segundo fontes poderá ser chamado para questões legais, está o constitucionalista Gilles Cistac. Alice Mabota, presidente da Liga dos Direitos Humanos está também de fora, mas sabe-se que o Governo da Frelimo, simplesmente rejeitou a sua a proposta da sua participação.

Em declarações à entrada da sala de sessão, tanto os chefes das delegações do Governo e da Renamo, o ministro da Agricultura José Pacheco e o deputado Saimone Macuiana, bem como os observadores Dom Dinis Sengulane, o Prof. Lourenço do Rosário e o Padre Couto, mostraram-se optimistas em obter resultados satisfatórios nesta ronda e nas próximas.

Enquanto isso as tropas governamentais continuam a fustigar a serra da Gorongosa, na província de Sofala, com artilharia pesada, numa zona onde vivem civis que estão a fugir em debandada. Aliás os civis são acusados pelos militares de cooperar com os homens da Renamo. Mas o facto é que a população vem convivendo há 20 anos com os guerrilheiros da Renamo, sem incidentes.

Fonte: Canalmoz- 12.02.2014



Sem comentários: