quinta-feira, fevereiro 27, 2014

UGANDA/ LEI CONTRA HOMOSSEXUALIDADE UM RISCO PARA ECONOMIA

A Suécia advertiu, terça-feira, ao Uganda que a sua nova lei contra a homossexualidade, poderá representar um risco para a sua economia, porque muitos países poderão cortar a ajuda financeira àquele país africano.
Refira-se que na segunda-feira da semana corrente o Presidente ugandês, Yoweri Museveni, promulgou uma lei contra a homossexualidade que esta sendo alvo de fortes críticas por doadores ocidentais, incluindo os Estados Unidos.
Em visita oficial ao Uganda, o Ministro das Finanças da Suécia, Anders Borg, disse que a lei que introduz penas severas contra os homessexuais, incluindo prisão perpétua, poderá criar problemas a economia ugandesa.
A Noruega e a Dinamarca já anunciaram o corte da sua ajuda àquele país, enquanto a Áustria adverte que vai reconsiderar a sua assistência ao Uganda.
“Estou aqui (no Uganda) para discutir assuntos sobre a economia e oportunidades de crescimento, mas acredito que tudo será ensombrado, com esta medida”, disse Borg.
Disse que o corte de ajudas ao Uganda, a terceira maior economia da África Oriental, poderá causar problemas no crescimento económico do país.
O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, disse que a nova legislação ugandesa vai criar um mal-estar de relações entre os dois lados, acrescentando que Washington vai passar em revista os laços que mantém com o governo do Presidente Museveni.
(AIM)


Fonte: AIM - 27.02.2014

Sem comentários: