quinta-feira, fevereiro 27, 2014

Os Macuacuinhos andam loucos

Por Machado da Graça
Vendo o seu mundo a desmoronar-se dizem e escrevem qualquer coisa que lhes venha à cabeça. Atacam tudo e todos sem qualquer preocupação em investigar as informações. Insultam

personalidades históricas do nosso país só porque elas discordam da linha política seguida pelo actual executivo.
Só a título de exemplo do primeiro caso, um texto assinado por um tal Gulamanda,publicado primeiro no Notícias e, depois, no Domingo acusa-me de falta de patriotismo por ter fugido para Portugal, mais exactamente para Coimbra, de onde mando os meus artigos.
Ora, de facto, vivi em Coimbra entre 1963 e 1968 (há 50 anos!!!) frequentando a sua Universidade. Até hoje nunca mais lá residi e, mesmo em visita, poucas vezes lá fui. Há vários anos que lá não vou. O que não impede que outro macuacuinho, um tal Bernardo Mavume, repita a mesma acusação.
Acusação idêntica é feita ao Dr. Carlos Castel-Branco que estudou em Londres. Mas isso são apenas parvoices de escribas mediocres.
Muito mais grave são os ataques a personalidades destacadas.
No último Domingo, na secção Bula Bula, o bulabulista anónimo insulta várias das pessoas que assinaram um requerimento a um órgão do partido Frelimo assinalando uma deturpação dos estatutos daquela organização por parte da sua actual direcção.
Com o mesmo pretexto, o tal Bernardo Mavume desanca toda uma lista de personalidades, desde Graça Machel ao general Hama Thai, passando por Jorge Rebelo, Óscar Monteiro e
Pascoal Mocumbi.
Tudo isto mostra o desespero da actual camada dirigente do partido Frelimo que, para além dos críticos externos, tem agora sérios opositores dentro do próprio partido.
E aproxima-se a reunião do Comité Central onde se prevê um grande choque entre as duas linhas.
Palpita-me que, de aqui até lá, a pouca vergonha vai crescer ainda mais.


In Savana

Sem comentários: