sábado, fevereiro 15, 2014

EMPREITEIRO SOME COM DINHEIRO DO MUNICIPIO DE PEMBA

A Vasco Equipment, uma empresa com sede algures na capital moçambicana, sumiu sem deixar rastos depois de ter recebido do Conselho Municipal de Pemba, capital da província nortenha de Cabo Delgado, cerca de 4,2 milhões de meticais (cerca de 132 mil dólares ao câmbio corrente), no ano passado, após ter ganho o concurso para a execução de obras naquela urbe.

Trata-se de uma soma que a Vasco Equipment recebeu do Conselho Municipal de Pemba, depois ter ganho um concurso público para a colocação de sinais luminosos (semáforos) e o fornecimento de um camião porta-contentor para a remoção de lixo naquela edilidade.


Deste montante 2,6 milhões, são referentes ao adiantamento do concurso da obra de colocação de semáforos em oito entroncamentos da cidade de Pemba e o remanescente para o fornecimento do camião porta-contentor para o transporte de lixo na urbe.

O presidente do Conselho Municipal de Pemba, Tagir Carimo, que forneceu esta informação ao diário “Noticias”, avançou que depois de tudo assinado e o empreiteiro desapareceu depois de dar sinais do início das obras. 

“O empreiteiro sumiu de Pemba, sabemos que o mesmo tem sede em Maputo mas estranhamente todos os números telefónicos que nos passou não atende nenhum deles. Está incontactável, inclusive através do seu endereço electrónico não temos tido o retorno das mensagens”, disse Carimo.

Segundo o edil, a conclusão a que se chegou é de que “fomos enganados, numa altura em que da nossa parte tínhamos adiantado o pagamento de 50 por cento nas duas empreitadas”.

Tagir esclareceu que depois de feitas todas as tentativas de aproximar o empreiteiro para este executar a empreitada segundo o acordado, e sem sucesso, não resta mais nada à edilidade senão processar judicialmente a empresa Vasco Equipment.

“Assim que o Ano Judicial abrir vamos mover o processo judicial, porque não temos outra saída. Não houve cumprimento total do acordado por parte do empreiteiro. A cidade de Pemba precisa de sinais luminosos devido ao aumento do parque automóvel, para além de que o dinheiro que o empreiteiro recebeu é fruto das contribuições dos munícipes de Pemba”, disse Carimo.

O edil de Pemba explicou que o suposto empreiteiro, Vasco Equipment, depois de ter recebido os valores em causa iniciou a abertura de covas em todos os entroncamentos previstos para a instalação dos sinais, para depois desaparecer da cidade.

Entretanto, o entroncamento do centro da cidade de Pemba, localizado entre as avenidas 25 de Setembro e Eduardo Mondlane, junto à loja da mCel e do Hotel Cabo Delgado, já possui semáforos cuja qualidade é questionada pelos automobilistas, que acham serem pequenos demais, o que dificulta a sua visibilidade.

Sobre este assunto o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Pemba disse que, apesar das críticas, pelo menos há sinais luminosos naquele lugar, que e o mais movimentado da urbe. 

“Temos que valorizar aquela iniciativa, é de jovens artesãos de Pemba, que fabricaram aqueles semáforos que penso que estão a evitar acidentes naquele lugar. Não são melhores mas estão a ajudar os automobilistas a circular naquele local que todos sabemos que é de muito movimento”, explicou o edil.

Fonte: AIM - 15.02.2014

8 comentários:

Anónimo disse...

Pergunta, sera que este empreenteiro nao era do MDM?

Anónimo disse...

MDM nao tem ladroes, mdm tem pesoas que respeitam o bem do povo e trabalham para o bem do povo. Este ladrao tem ligacoes com alguma nomenclatura por isso saio de maputo foi concorer em pemba. O anonimo e um palhaco

Anónimo disse...

O segundo anonimo, sera que es um palhaco de verdade? aonde actuas? E dificil encontrar palhacos de verdade em Mocambique so falsos palhacos, tu aonde aprendeste a fazer palhacadas?

Anónimo disse...

O segundo anonimo referia-se ao primeiro anonimo q e palhaco

Anónimo disse...

Seu invejoso,odeias o MDM,esqueces q um dia vais te filiar a este mesmo partido.Deixa o MDM mostrar a sua maturidade.

Anónimo disse...

Quem odeiao MDM? o anonimo que diz que e palhaco?ou o outro apelidado de palhaco?

Anónimo disse...

Penso que o anonimo queria dizer que o empreenteiro que roubou dinheiro em nome do MDM odeia o MDM

Anónimo disse...

Voces todos sao palhacos pha francamente...o terceiro anonimo e o pior de todos