segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Moçambique vai aumentar a produção de madeira em 2014

Moçambique deverá produzir 150 mil metros cúbicos de madeira em toro em 2014, representando um aumento de cerca de 50 mil metros cúbicos em relação a 2013.
O aumento da produção deverá resultar da sobrevalorização da madeira e do aumento das taxas de exploração, para além do reforço de mecanismos de controlo da exportação da madeira não processada no país, segundo o Ministério da Agricultura(MINAG).
A China é o maior consumidor da madeira moçambicana, tendo absorvido 85% dos 430 mil metros cúbicos de madeira em toro exportados entre 2000 e 2010, de acordo com resultados de um estudo desenvolvido pela Agência de Investigação Ambiental, uma organização não-governamental do Reino Unido.
O estudo concluiu ainda que o valor das exportações de madeira nacional para China aumentou de US$ 8 milhões para US$ 100 milhões entre 2001 e 2010.
O pau-ferro, mondzo, pau-preto, chanate, jambire e umbila são as espécies mais exportadas em toro para a China.
Fazem também parte do grupo dos países que mais procuram a madeira moçambicana a África do Sul, Botsuana, Tanzânia, Zimbabué, Namíbia, Maurícias, Alemanha, Japão, França, Maurícias, Malásia, Tailândia, Portugal, Vietname, Singapura, Turquia, Dubai, Índia, Estados Unidos da América, Ilhas Reunião e Itália.
Refira-se que Moçambique é rico em recursos florestais, com uma área de cerca de 40,6 milhões de hectares e 14,7 milhões de hectares de outras áreas arborizadas.
Fonte: macauhub in Rádio Mocambique - 17.02.2014

4 comentários:

Anónimo disse...

Isso e bom, o MDM espera que se aumente a produco de tudo nestepais

Anónimo disse...

Pacheco, o grande traficante de madeira, deve estar a esfregar as maos de contente....

Anónimo disse...

Quem e Pacheco? um Colombiano? ou Mexicano? porque esse Pacheco esta a esfregar as maos, que regresse a Colombia, temo que mudar a lei de imigracao

Anónimo disse...

Anónimo desesperado!

1) este post é sobre negocios
2) o blog não pertence ao MDM, mas a um Sr honrado
3) A tua atitude só quer por em questão o nosso partido...
Saturado