quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Revisão do Pacote Eleitoral: MDM quer representação partidária nas mesas de votação


Arrancou esta quarta-feira a IX Sessão Ordinária da Assembleia da República (AR), onde o ponto da agenda é o Pacote Eleitoral elaborado pela Renamo, no âmbito das negociações políticas com o Governo. 
O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) mostra-se preocupado com a referida proposta do Pacote Eleitoral que bipolariza os órgãos eleitorais entre a Frelimo e a Renamo. Mas a reclamação do MDM tem sido criticada porque o MDM aprovou a Lei Eleitoral e deixou que a Renamo lutasse sozinha até conseguir a alteração de volto. O MDM exige, agora, a composição partidária das mesas de votação, ou seja, dos cinco elementos que compõem a mesa, o MDM exige que três sejam dos partidos com representação parlamentar, nomeadamente Frelimo, Renamo e o próprio.
“Os partidos políticos deviam ser chamados a estarem representados ”, disse o porta-voz da bancada parlamentar do MDM, José de Sousa.
Segundo José de Sousa, é nas mesas de voto que acontecem as engenharias que permitem o desvio de votos. “É aí onde acontecem as detenções, a possibilidade de enchimento de urnas, o poder discricionário de que o presidente de mesa tem de chamar a Polícia”, afirmou.
Sobre a contribuição na aprovação do Pacote Eleitoral, defende José de Sousa que é da vontade do MDM que o instrumento seja aprovado. “A posição do MDM na revisão do Pacote Eleitoral vai no sentido de viabilizá-lo”, disse. (André Mulungo)


Fonte: Canalmoz - 20.02.2014

Sem comentários: