terça-feira, março 27, 2012

Mali: Junta pede negociação com rebeldes e fim de hostilidades

Bamako - O chefe da junta do governo do Mali, o capitão Amadou Sanogo, pediu hoje (terça-feira) aos rebeldes tuaregues que avançam no norte do país o "fim das hostilidades" e a negociar "no prazo mais breve", numa mensagem na emissora pública.


O Comité Nacional de Recuperação Democrática e Restabelecimento do Estado (CNRDRE, a junta que tomou o poder em 22 de Março) "tem a intenção de dialogar muito rapidamente com os movimentos armados presentes no norte de nosso país. Pedimos que acabem com as hostilidades e que negociações sejam realizadas o mais breve possível", disse.

"Tudo é negociável, com excepção da integridade do território nacional e da unidade de nosso país", disse.

O Mali enfrenta desde meados de Janeiro uma vasta ofensiva da rebelião tuaregue, que conta em suas filas com homens que voltaram da Líbia após ter lutado pelo líbio Muammar Kadhafi, e que em alguns casos conta com o apoio de grupos armados islâmicos, particularmente da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (AQMI).

Os rebeldes avançam actualmente para Kidal, uma das cidades mais importantes do nordeste, enquanto os golpistas justificaram seu golpe de Estado acusando o regime derrubado de ter fracassado frente à rebelião.

O capitão Sanogo assumiu a chefia de governo em 22 de Março, após ter derrubado o presidente Amadou Toumani Touré, algumas semanas antes da eleição presidencial de 29 de Abril.

O novo poder reuniu contra Amadou Touré uma condenação internacional unânime e a condenação da maioria da classe política do Mali.

Fonte: Angola Press – 27.03.2012

Sem comentários: