O actual Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, ficou em terceiro lugar nas eleições de sábado. A segunda volta vai ser disputada entre Lu-Olo e Taur Matan Ruak, anunciou o secretariado técnico eleitoral, baseado em resultados preliminares.
A notícia foi confirmada à AFP por Luiz Fernando Valls, um dos responsáveis do secretariado.
Os dados da contagem preliminar divulgados quando estavam contados 73,46% dos sufrágios atribuíam o primeiro lugar a Francisco “Lu-Olo” Guterres, da Fretilin, com 28,38% dos votos, e o segundo a Matan Ruak, ex-chefe das Forças Armadas, com 25,07%.
O Presidente e Prémio Nobel da Paz - que venceu as anteriores presidenciais, em 2007, com 69% dos votos, à segunda volta - tinha apenas 17,99%. Há cinco anos, Horta teve ao seu lado Xanana Gusmão que, desta vez, preferiu apoiar Matan Ruak.
"Lu-Olo" - que nas eleições de 2007 foi o mais votado na primeira volta, com 27,89% - fez campanha sobre a incapacidade do actual Governo, segundo ele, para reduzir a pobreza que afecta metade dos 1,1 milhões de timorenses e para lutar contra a corrupção.
Os eleitores voltam às urnas no dia 14 de Abril para escolher entre os dois mais votados. E a 29 de Junho serão chamados a eleger um novo Parlamento. (Edmundo Galiza Matos)
Fonte: Rádio Mocambique - 18.03.2012
1 comentário:
Nguiliche
Nao se assustam se um dia Mocambique pedir ajuda financeira a Timor-Leste. As mudancas trazem dinamica no desenvolvimento economico, trazem esforco de fazer melhor. Parece que o problema é ser lcalizado em África onde se governa eternamente evocando heroísmo de heróis. Em Timor parece que cada tempo tem seus heróis.
Enviar um comentário