sábado, março 31, 2012

Rio Tinto anuncia descoberta de gás natural em reservas de carvão

A multinacional anglo-australiana Rio Tinto anunciou hoje (sexta-feira) a descoberta de gás natural nas reservas de carvão que explora no distrito de Moatize, na província de Tete, no centro de Moçambique, sem avançar o valor comercial da descoberta, noticia a LUSA.


"A existência de gás nos campos de carvão em Tete poderá ser uma outra oportunidade económica", disse Eric Finlayson, director geral da Rio Tinto, durante o seminário "Oportunidade de Negócios", realizado na cidade da Beira, na província de Sofala (centro).

Segundo Eric Finlayson, foi detectado gás natural na estrutura do carvão das minas que a Rio Tinto explora em Moatize, estando previstas operações de prospecção para o apuramento do volume das reservas e respetivo valor económico.

Na eventualidade de o gás existente em Tete poder ser explorado, assinalou o director geral da Rio Tinto, será mais um activo económico para Moçambique, pois, além de gerar vantagens para as grandes empresas, irá beneficiar as pequenas e médias empresas de prestação de serviços de apoio.

Nos últimos tempos, multinacionais envolvidas na pesquisa de recursos naturais em Moçambique têm anunciado importantes descobertas de gás natural no centro e no norte do país, a que se somam reservas já em exploração no sul.

Além de gás natural, Moçambique detém reservas de carvão cotadas entre as maiores do mundo, descobertas nos últimos anos, tendo já entrado na fase de produção, nomeadamente pela brasileira Vale, que iniciou a exportação nos finais do ano 2011.  

Fonte: Angola Press - 30.03.2012

Sem comentários: