terça-feira, março 27, 2012

MDM “proibido” de receber Daviz Simango

Os membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foram domingo último proibidos de entrar no recinto da pista do aeródromo de Quelimane para receber o seu líder, Daviz Simango, que escalou a província da Zambézia, para uma visita de trabalho.


O acto foi protagonizado pela equipa do protocolo do gabinete do governador da província da Zambézia, Francisco Itai Meque, que alegou que aquele partido não solicitou a autorização para a recepção do seu líder no aeródromo de Quelimane.

Segundo José Lobo, membro da comissão política do MDM, a equipa do protocolo do gabinete do governador da Zambézia não teria agido desta forma se se tratasse de membros da Frelimo que esperassem receber o presidente do seu partido.

Ao que o “O País” apurou no local, a equipa do protocolo chegou mesmo a solicitar as chaves da sala VIP junto às autoridades do aeródromo para assegurar que membros do MDM não passassem do local nem Daviz Simango acedesse à mesma.

Entretanto, a equipa de trabalho da Aeroportos de Moçambique não entregou as chaves por entender que não era da competência do gabinete tomar conta das chaves.

Confrontado pela nossa equipa de reportagem, o chefe do protocolo do gabinete do governador, Dionísio Jossias, disse que a interdição dos membros do MDM é, simplesmente, por questões protocolares.

“A sala VIP pede-se com 48 horas (dois dias) de antecedência ao gabinete do governador da província da Zambézia”, disse Dionísio Jossias. Jossias acrescenta que “qualquer entidade que quer usar a sala deve antes solicitar ao gabinete para ter acesso”.

Fonte: O país online - 27.03.2012

7 comentários:

Anónimo disse...

he heee meu, aqui cheira catinga, isto e mesmo cadongada, como se pode comparar o Presidentde Mocambique com um presidentinho de um partidinho.He he he aqui os xiconhocas se equivocaram. Desde quando esse rapaz es VIP? se quer ser vip que ganhe as eleicoes.
Hwe hwe hweee MEU!!!

Shangorahoma disse...

Iron masks are tearing down, is it correct?
Please try to correct me wether I'm are wrong.
I repeat:
Iron masks are tearing down.

Traducao: Mascaras de ferro estao caindo, est'a certo?
Por favor tentem corrigir-me se estou errado.
Repito:
Mascaras de ferro estao caindo. Nao sera isso? Parece que sim.

Inspiracao do ditado:

Filme: "The man in the iron masks".

The iron masks are tearing down!!!

Anónimo disse...

Nguiliche

Caro Anonimo, qualquer um pode ser VIP, mesmo o anonimo pode ser VIP, bastando comprar executive ticket. Caro Anónimo sabe que faz gestao das salas VIP, se o governo ou a empresa Aeroportos? É dificil entender por que Daviz Simango foi proibido de usar a sala VIP. Seja membro ou simpatizante de qualquer partido menos transforma-lo em religiao por que isso produz ignorancia.

Reflectindo disse...

Ao anónimo frelimista,

Vocês têm bons gestos, gestos catalisadores para a mudanca.

Continuem mostrando a razão pela qual o povo tem que se libertar de vocês!

Anónimo disse...

Iramaos, HE voces mesmos pensao que sou da FRelimo, He he eu so da opoiscao, penso mesmo que em Mocambique so ha lugar para 2 VIP, o os da Macaroca e o nosso Dhakama,He he, Esse rapaz, por favor nao e VIP nenhum e um oportunista. Um partidozinho pensa que ja e grande? oportunista abadonou a renamo oque pensava? A Frelimo esta a falher-lhe dancr fandango agora.
Estes partidozinhos que crescem em todo o lado como cogumelos, serao varidos pela historia, o povo no esta a dormir, nos sabemos quem e qeum.!!!!!

Ismael Mussa disse...

A Lei do Protocolo de Estado e o Regulamento das Normas do Protocolo de Estado define claramente quem tem direito a sala VIP. O que as autoridades deveriam fazer era publicitar na entrada quais as entidades que tem direito a sala VIP e evitav-se toda a polemica em causa. PR, PAR, PM, Deputados da AR, jJuizes Conselheiros, PGR e seus adjuntos, membros do Conselho de Estado, etc sao algumas das entidades que tem acesso a sala VIP. Normalmente quem tem passaporte diplomatico tambem tem acesso a esta sala. Uma coisa e sala VIP e outra bem diferente e a sala Executiva para quem paga um bilhete em classe Executiva. A lei tambem define os demais procedimentos para se ter acesso a esta sala. O unico presidente de Municipio que tem acesso a esta sala em Maputo e o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo por ter um estatuto equiparado a Governador de Provincia.Penso que aqui tambem pode ter havido falta de articulacao entre o Protocolo das duas partes (MDM e Governo Provincial), pois embora o Lider do MDM, a luz da Lei nao tenha esse direito, poder-se-ia abrir uma excepcao se tivesse havido uma articulacao e um pediddo nesse sentido. Nestes casos deve-se prevalecer o bom senso.

Reflectindo disse...

Caro Ismael Mussá, obrigado pela tua contribuicão.

Uma outra questão é, se Deputado da AR tem direito a sala VIP, não pode ser estranho se o líder dum partido representado na AR não tenha o direito à sala VIP? Como é quando o líder viaja com deputados da sua bancada? Estou a ter em conta o tratamento de líderes (liderancas) de partidos representados no Parlamentos.

Mais uma questão, a lei sobre o acesso à sala VIP diz respeito a todos aeroportos nacionais? Estou a imaginar Castro Namuaca a ser vedado ao acesso da Sala VIP em Nampula.

Porém, estou ainda com muita dúvida do porquê razão tinha que se mandar um homem à caça de uma chave conotando-se com a chegada de Daviz ainda que se saiba que VIP é o povo que mora nos bairros. No fim ficaremos a saber que muitos não definidos pela lei e que sejam do partido no poder, têm acesso às salas VIP e o legalismo é quando se for da oposicão.