Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A União Africana (UA) felicitou, segunda-feira, o Presidente cessante do Senegal, Abdoulaye Wade, por ter reconhecido a sua derrota domingo durante a segunda volta da eleição presidencial.
Num comunicado divulgado segunda-feira em Addis Abeba, a UA manifestou a sua satisfação quanto à realização pacífica do escrutínio.
Antes da UA, várias altas personalidades, das quais os Presidentes Goodluck Jonathan da Nigéria e Nicolas Sarkozy da França, parabenizaram igualmente o Presidente Wade por ter dado prova de sabedoria política.
Domingo à noite, algumas horas após o anúncio pelos médias das tendências provisórias, quando menos se esperava, o Presidente Wade telefonou ao seu rival, Macky Sall (seu ex-primeiro-ministro) para o felicitar pela sua vitória eleitoral.
"A escolha da alternância e o reconhecimento pelo Presidente cessante da vitória do seu adversário são um testemunho eloquente da vitalidade democrática no Senegal e da maturidade dos atores políticos senegaleses", sublinha a UA.
"A organização regular da eleição presidencial mostra que África, apesar das dificuldades económicas, continua a progredir de modo significativo na área da democracia e da transparência eleitoral", prossegue o comunicado.
-0- PANA OR/SEG/NFB/TBM/CJB/DD 26mar2012
Fonte: Panapress 26.03.2012
Sem comentários:
Enviar um comentário