sexta-feira, dezembro 16, 2011

Tagir Carimo: Linette, de que nacionalidade es?

No Facebook, Tagyr Karim (Tagir Carimo) o recentemente eleito edil de Pemba, pergunta de que nacionadade era a Linette Olfosson, deputada da Assembleia da República durante toda a legislatura de 2001-2004, e deputada suplente, na legislatura 2004-2009.

12 comentários:

Miller A. Matine disse...

Frelimistas (perdoem-me a generalizacao) sempre recorrem ao argumentum ad hominem quando nao ha retorica!

Reflectindo disse...

Miller, tens sorte porque entendes o que eles querem dizer. Eu é que não os entendo e nem aceito por exemplo o que o edil me disse.

Anónimo disse...

Tagir Carimo deve saber:
1. Para se candidatar para a Assembleia da Republica, e' obrigatorio ser de nacionalidade mocambicana. Assim, Linette e' mocambicana. Talvez tem outra nacionalidade tambem, que e' irrelevante.
2. Ideias nao tem nacionalidade nenhuma.
Paul Fauvet

Heyden disse...

Eu tenho alguma dificuldade em acreditar que nacionalidade nao tenha relevancia. Eu nao me importo com raca, mas ja me importo com nacionalidade. Os indianos com nacionalidade mocambicanas sao nossos brothers porque tambem na india sao excluidos e la se apresentam como mocambicanos africanos. Mas, nigerianos, sao da mesma raca mas sao um maior inimigo. Nao e muiro a cor, e mais do a cor.

Reflectindo disse...

Caro Fauvet, exactamente isso. É o dever de políticos e de qualquer pessoa bem informada (nosso dever) evitar que a Constituicão da República se lese. Se há alguma coisa que não concordamos nela, o melhor é trazer ao debate que ridicularizá-la.

Reflectindo disse...

Caro Heyden.

Nos termos da nossa Constituicão da República, no território mocambicano o cidadão é apenas de nacionalidade mocambicana ou estrangeira. Portanto, tendo uma outra nacionalidade é irrelevante.

Quanto aos mocambicanos de descendentes indianos, só podem ser mocambicanos mesmo por definicão da Carta da ONU.

Quanto aos nigerianos, bom...

Linette Olofsson disse...

Porquê tanta preocupação a volta do meu post no facebook?

pelas minhas ideias? ou pela minha cor da pele? que ilustre Edil de de Pemba Tgir Carimo me questiona?
realmente as minhas origens são bem diversificadas- desde as Maurícias até as terras Lusas. Mas o que isso tem haver? A Maria Moreno foi também vítima durante a campanha. Acho mesquinho! A luta continua!

Linette Olofsson disse...

Ou o TAGIR CARIMO- não gostou que eu tivesse participado num simples coktail?
apenas fui felicitada pela Vitoria de Manuel de Araújo e MDM.

Reflectindo disse...

Linette, está tornando hábito ao uso de golpes baixos por parte de alguns compatriotas. Alguns acham que podem usar a cor de pele, residência, estado civil, etc., para fins de exclusão.

Zulu disse...

'E dificil estabelcer claramente a nacionalidade de uma pessoa. O que define isso sao as circunstancias. Numa determinada circunstancia posso ser sul africano, numa outra, posso ser mocambicano, americano, ...etc. Depende dos objectivos que se perseguem. Isso acontece tambem com a questao de naturalidade. Hoje posso ser de Maputo quando as circunstancias jogam a meu favor; amanha posso ser de Pemba ou Nampula, Namialo, Ilha de Mocambique ou Moatize se as circunstancias jogarem a meu favor. Por isso nao 'e relevante perguntar a nacionalidade ou naturalidade de uma pessoa. Talvez uma perganta relevante seria, por que 'e que fulano de tal tem nacionalidade ou naturalidade tal? Ai podemos ter respostas muito ricas, pois vai tocar aos objectivos da aquisicao de tal estatuto.

Tagir Assimo Carimo disse...

Tambem fico meio atónito o porque de tanto bang bang na pergunta que fiz a Linette. Alias, ficou claro entre eu e ela que minha pergunta nao tem nada de rácica. Apenas simples pergunta e me constou que ela respondeu e bem respondido. Eu disse que nao a conhecia de lado nenhum o que é perfeitamente normal, afinal como cidadaos do mundo temos que reconhcer que somos aos bilioes. Me distancio de todos os pronunciamnetos rácicos, regionalistas, tribalistas, localistas porque em nenhum momento fiz mêncao. Para ti Linette pensei sinceramente que tivessemos estado quites, mas lendo o teu comentario ainda sinto que tas ressentida com a minha pergunta, mas acredite que foi na melhor das intençoes e peço desculpas a ti e somente a ti se a minha pergunta te pareceu incomóda. Muita Paz e Feliz Quadra Festiva para todos. Bem hajam

Linette Olofsson disse...

Tagyr obrigada pelo teu post.
Eu, pessoalmente não vi maldade nela. Ao nosso redor,o público apenas não gostou.
Entendo de certa forma a preocupação dos nossos colegas, como te disse,no passado, houve pronunciamentos desagradáveis em relação a duas pessoas que(não interessa aqui mencionar) - correu muita tinta- naturalmente, somos uma aldeia global e sem fronteiras, somos parceiros e quando algo de "estranho" acontence, defendemo-nos! A tua pergunta até não tem nada a haver com que ja se passou em diversos blogs.

Apesar de ter sido uma figura pública, nem todos são obrigados a conhcer.

Vou-te contar algo que se passou comigo! que as minhas misturas confundem as pessoas é uma verdade!

Estava eu na Tunísia há uns anos, a participar na conferencia mundial sobre as TIC. Os tunisinos ao perguntarem de onde era originária, não acreditaram de que eu era originária- Africa Subshariana! classificaram-me como Oriental/europeia... (talvez pela parte Mauriciana), eu tive que explicar um pouco da nossa historia colonial e as diversidades que apresenta o nosso mosaíco racial em Moçambique! com essa curta explicação é que eles entenderam! E eu, comecei a reflectir sobre o nosso continente. A pergunta não tinha nada a haver com a nacionalidade neste caso, mas sim com as origens e misturas!

Há uns anos, quando comecei a estudar o idioma num dos páises nórdicos, nos bancos da escola houve colega (jovem) do Kuridistan que também achou estranha a minha apresentação...oriunda de Africa. foi até mais longe questionando os porquês da minha pele clara.

Entendi bem ao jovem, tenho vários exemplos, mas penso que estes foram os mais marcantes. Sim Tagyr, resolvemos isto até em privado...os dois últimos posts não têm nada a haver com algo de ressentimento, mas sim como piada!

Eu tenho orgulho pela minha diversidade racial, nasci assim e não posso ser outra coisa, os que me tentam ofender (não foi o teu caso)...nada levam! a auto-estima reside na alma do ser humano e isso se ganha durante o nosso crescimento! Para ti jovem eleito, tens um longo caminho à tua frente,apenas desejar-te muitos suecessos na tua governação, que ela seja competitiva, criativa e exemplar para um Moçambique melhor e para Todos. Boa entradas para novo ano 2012!