sábado, dezembro 31, 2011

Mulher por admirar em 2011 foi a Nadja da Silva

Às tantas fomos obrigados a ir para uma campanha eleitoral. Por decisão de não sei quem, essa campanha era para eleger edis de Pemba, Cuamba e Quelimane. Durante a campanha, constatei que havia uma mulher que abertamente era por mudança em Moçambique - essa era a Nadja da Silva.

11 comentários:

Miller A. Matine disse...

Parabens a Nadia da Silva.

Reflectindo disse...

Ela mereceu minha admiracão. É mulher com M

Zulu disse...

Em que Municipio a Nadja estava se batendo? Por que 'e que particularmente a Nadja mereceu tanta admiracao se em outros pleitos eleitorais houve tantas que se bateram mas nao mereceram destaque?

Anónimo disse...

Ser'a por conveniencia do resultado pelo qual a Nadja estava se batendo; ou alguma afinidade que motiva a elevacao do nome?

Anónimo disse...

Na verdade em Mocambique ha uma deficiencia muito grande quanto a identificacao dos feitos gloriosos dos seus cadadaos. Geralmente o criterio fundamental 'e a proximidade ou interesses existentes entre o glorificante e o glorificado. Um exemplo disso 'e que se passou ha meses atras. Houve uma glorificacao de 3 maes embondeiras do pais. As razoes evocadas para tal glorificacao nao passaram para alem de subservientismo, ou o que na optica de Rebelo se enquadraria na denominacao de "Lambebotismo", ou de "puxasaquismo". Por qu^e glorificar uma mae sentada na cidade de Maputo usufruindo tudo quanto 'e secraficio de tantos milhoes de mocambicanos quando na verdade ha tanta mae que luta diariamente, com uma enxada de cabo curto, filho nas costas para alimentar e fazer crescer os seus com humildade e paciencia. Portanto esse tipo de glorificacoes simplesmente nos incomodam a consciencia.

Anónimo disse...

Na pratica sao os filhos de tais glorificadas que sao causa do sacrificio desmedido de tantas outras maes.

Reflectindo disse...

Muito bem porque quedtionarem. É precisamente o que eu quis entender. A Nadja da Silva se batia no Facebook com nome próprio e suas fotos sem máscara. Enfrentava e enfrenta os insultos dos "camaradas" num país como meu onde muitas mulheres académicas refugiam-se ao apartidarismo para não discutirem os problemas políticos do país. Se discutem, são anónimas.

Imaginem vocês anónimos, como poderei falar de vocês?

Estamos num momento de mudanca pacífica e requer-se uma capacidade de defesa de ideia sem recurso ao anonimato. Quem continua anónimo não tem que reclamar reconhecimento.

Reflectindo disse...

Zulu, ela se bate por Mocambique e se bateu por Quelimane naquele período de campanha eleitoral.

Porquê a tua pergunta?

JOSÉ disse...

Pelo que conheço, eu gosto muito da Nadia pela coragem e frontalidade, fico consolado por saber que ela e muitos outros jovens estao empenhados na mudança, ao contrario de outros com postura condenavel, costumamos confrontar essa gente que embora sejam inteligentes e instruidos tambem sao intolerantes, muitas vezes escondem-se no anonimato e no insulto.
A proposito da postura de muitos jovens, devemos recordar o que o "camarada" Adelino Buque escreveu recentemente:

"(...)Outro reparo, Camaradas Chefes, tem a ver com a mensagem sobre a juventude. Sei que isto não é pacífico, mas os nossos jovens têm por vezes discursos piores que dos mais velhos, os jovens devem se li...bertar, olhar para as coisas de... forma crítica e não pensar no chefe.
A FRELIMO tem capacidade de liderar mudanças reais, os jovens da FRELIMO devem pensar em função da conjuntura nacional e internacional, não devem se preocupar com o “politicamente correcto”. Contudo, devem actuar dentro de um quadro político responsável. Não queremos “Malemas”, mas queremos jovens que usam a própria cabeça para pensar. Infelizmente, como sabem, já não sou jovem, mas incentivo os jovens a ganharem personalidade própria e desafiarem jovens que emergem noutras formações políticas (...)"

A minha sentida homenagem aos jovens patriotas!

Naja das Índias disse...

Obrigada por fazer parte dessa homenagem.
Espero poder continuar a ser como sou.

e viva a liberdade de expressao.

um optimo inicio de ano a todos, que este ano seja melhor que o 2011 e que venham muitos mais debates e mudancas proveitosas para o nosso Mocambique

Reflectindo disse...

Desejo o mesmo para ti, Nadia!