quinta-feira, dezembro 08, 2011

Aires Ali: Nós e Outros

Segundo o Canalmoz, aqui, o Primeiro-Ministro Aires Ali havia dito na sessão de informacões do governo o seguinte: “Vocês dizem que o País não está a desenvolver, mas estudam nas nossas escolas, usam os nossos hospitais e frequentam as nossas universidades”.
Aqui há questões de fundo como: vocês(outros) e nós. Quem são os outros e quem são eles os donos das escolas, universidades, hospitais?

3 comentários:

Anónimo disse...

'E uma preocupacao muito grande. Esta geracao de politicos deixa muito a desejar. Nao conseguem ver que o que se fazer 'e gracas ao esforco de povo mocambicano. Eles como comunidade nunca construiram nenhuma escola, mesmo as casas onde vivem nao foram eles a construir. Afirmacoes deste tipo nao tem sentido. De facto a maior parte desta gente pensa que sao unicamente eles que sao donos deste pais. Alguns deles dizem discaradamente: este pais tem dono. A referir a eles. Nao sabem que o unico dono do pais 'e o mocambicano. Ha uma confusao entre ser mocambicano e ser membro de um partido. Essa confusao vai acabar algum dia.

Anónimo disse...

Penso que a democracia é inevitavel neste mundo. As ditaduras, as descriminaçoes e totalitarismos sempre foram regridindo em via de desaparecimento. Quem contava que nos espaços arabes o povo havia de exigir, contra os monarcas e ditadores, uma participaçao de todos como cidadao?
A Frelimo deve começar a mudar de tom se quer ainda ganhar o seu eleitorado. Os moçambicanos de hoje sao diferentes e vao mudando sempre mais. Nao existe quem possa considerar-se dono deste pais. A guerra de libertaçao nao é condiçao legitimadora para explorar o povo.

Reflectindo disse...

Uma vez (há um ano), em pleno aeroporto de Nampula, disse eu que Aires Ali era excelente dirigente como director provincial de educacão em Nampula e que agora nem se reconhece por isso.
Muitos dos que estavam ali haviam sido professores ou estudantes na altura em que Aires ali era director provincial e eles concordaram com o que eu havia dito. Mas o pior que Aires Ali fez e faz é confirmar as nossas observacões. Se antes nos confirmou com a cesta básica, hoje nos confirma com a confusão entre partido e Estado. Aires é um dos nortenhos cooptados.
A Frelimo destacou Aires Ali para Nampula com velhos méritos sem contar com a percepcão de muitos de nós sobre ele e muito menos da nova geracão que não o conhece.
Lamento bastante.

Vale-me que membros seniores da Frelimo conhecem-me e me identificam por este blog...