domingo, dezembro 04, 2011

Carta aberta aos meus irmãos de Quelimane

Por Edgar Barroso

“O bom cidadão tem que se sentir indignado” – Elísio Macamo

Maputo (Canalmoz) - Vou ser breve. Irmãos, o país está ao rubro. Vêm aí, a 7 de Dezembro, as eleições intercalares para a escolha dos futuros edis das cidades de Quelimane, de Cuamba e de Pemba. Esta carta vai especificamente para os eleitores da cidade de Quelimane. Como todos vocês já devem saber, este evento é uma oportunidade única para que todos os citadinos quelimanenses adoptem a mudança que verdadeiramente querem para a sua condição, para as suas vidas e para a cidade na qual vivem, estudam e trabalham.
É um facto, para todo aquele que tiver olhos de ver, que a cidade de Quelimane se encontra num marasmo ambiental inaceitável. Estradas esburacadas, infra-estruturas degradadas, saneamento quase inexistente, urbanismo deficiente, miséria prevalecente, desemprego crescente... Em suma, Quelimane está hoje num patamar injustificável no concerto das cidades de Moçambique, tomando em consideração a sua importância estratégica. Esta cidade é capital da província mais populosa e mais rica deste país! Merece outro tratamento e melhor destino.
Estas eleições intercalares do dia 7 de Dezembro abrem uma oportunidade única para que se inicie uma revolução naquilo que todos nós pretendemos para a nossa cidade. Todos nós, através do nosso voto, temos agora, e mais do que nunca, a oportunidade ímpar de participar activamente na condução do nosso próprio destino, como residentes ou filhos desta cidade. Abriu-se a oportunidade de nos manifestarmos contra o estado letárgico, excludente, depreciante e marginalizante a que fomos sempre relegados nestes anos todos. Através do nosso voto consciente, poderemos, no dia 7 de Dezembro, decidir o que nós próprios achamos ser o melhor para nós, para a nossa vida e para a nossa cidade.
Pensemos juntos. Se até hoje votamos nos mesmos de sempre e nada mudou, tentar algo diferente não nos custará nada. Quelimane regrediu em termos de desenvolvimento urbano, infra-estruturas e saneamento, dentre outros. É impossível olhar para a cidade e fingir que está tudo bem. Não é o secretário do partido, o ministro tal ou o deputado fulano, que nunca residiram nesta cidade, que saberão mais do que nós mesmos o que é melhor para a nossa terra. Estranhemos a razão de hoje eles estarem todos em Quelimane e de terem largado as suas extra-terrestres mordomias, protocolos e regalias, apenas para pisarem o mercado sujo e mal cheiroso onde vendemos e passamos grande parte da nossa vida, implorando-nos o voto e nos prometendo um futuro paradisíaco que nunca nos foram capazes de proporcionar nestes anos todos que estiveram à frente do município. Onde estavam eles até há um mês atrás? Porquê é que querem melhorar as coisas só hoje? Só hoje acordaram e viram que afinal é possível melhorar a nossa miséria, desgraça e vergonha? Não. A resposta é simples. Hoje apareceu alguém, tão povo quanto todos nós, e que é capaz de fazer melhor e isso os pode envergonhar profundamente, a ponto de também virem a perder a confiança e o voto popular em outras regiões do país.
Manos, escolham bem. Escolham o candidato certo. Quelimane não pode continuar refém da vontade (ou da ausência dela) de um punhado de pessoas incompetentes que deixou apodrecer a nossa cidade. Só o teu voto é que poderá mudar isto. É preciso destruir os podres do sistema actual, antes de construir um novo.

Presta atenção nisto nestes dias de reflexão:

1. Não te deixes cair no argumento segundo o qual “eles nunca governaram, são inexperientes e aventureiros”. A Frelimo quando chegou ao poder também era inexperiente. Daviz Simango, na Beira, também era inexperiente e a cidade mudou para o melhor. Chegou a vez de Quelimane.

2. Não te deixes distrair por mesquinhices do género “o candidato X não presta porque não é casado” ou “o candidato Y não é competente porque não muda de camisa”. Essas tretas não são os nossos verdadeiros problemas! A cidade está a apodrecer, as pessoas estão cada vez mais pobres e a viver em ambientes degradados e desumanos, ao contrário desses que vem hoje de fora de Quelimane a implorar votos e que vivem, desde a independência, em condomínios com ar condicionado, conduzindo luxuosos carros e com os filhos e familiares bem nutridos, saudáveis e ricos.

3. Não aceites jamais que eles te façam pensar como se fosses criança de 5 a 11 anos. Eles estiveram 12 anos a governar esta cidade (ou cerca de 37 anos, desde a independência) e não mudaram nada. Não é com a visita deles aos nossos mercados ou com o desfile dos carros deles nas nossas cidades que as coisas melhorarão, de hoje em diante.

4. Não te deixes enganar pela aparição deles na televisão sorrindo para o povo ou tirando fotos com desgraçados. A tua vida não vai mudar apenas porque um ministro falou pessoalmente com o teu primo ontem, ou porque uma deputada qualquer carregou ao colo o teu sobrinho. Isso é puro entretenimento.

5. Vá votar contra as mentiras deles no dia 7 de Dezembro.

(Edgar Barroso, com a devida vénia do Canalmoz)

Fonte: Canalmoz - 05.12.2011

Sem comentários: