segunda-feira, dezembro 12, 2011

Gambiana eleita procuradora do TPI

Nova Iorque - A gambiana Fatou Bensouda foi eleita hoje (segunda-feira) nova procuradora do Tribunal penal internacional (TPI) pelos 120 Estados membros desse tribunal encarregue de julgar através do mundo os autores de genocídio ou de crimes de guerra.
Fatou Bensouda sucederá em Junho Luís Moreno-Ocampo, ficará nove anos a frente do TPI. Havia em Setembro, no início do processo de selecção, 52 candidatos. Bensouda, antiga ministra da Justiça na Gâmbia, é actualmente adjunta de Moreno-Ocampo no TPI.
Ela foi eleita por consenso durante a reunião anual dos 120 Estados membros do TPI na sede da ONU em Nova Iorque.
Durante uma curta declaração, falou da sua intenção de continuar "humilde" após a sua eleição, declarando-se particularmente orgulhosa pelo apoio recebido pelos paises
africanos.
"O continente africano demonstrou novamente o seu apoio e o seu engajamento a favor da justiça internacional e do Tribunal", acrescentou.
"Mas deixa-me insistir sobre isso: serei a procuradora de todos os Estados membros de uma maneira independente e imparcial", sublinhou.
Todos os inquéritos do TPI têm por objecto a África mas de de numerosos dirigentes africanos estimam que o seu continente é injustamente tomado como alvo.
A União africana (UA) decidiu em Junho não executar os mandatos de captura do TPI contra os dirigentes africanos.

Fonte: Angola press - 12.12.2011

Sem comentários: