210 observadores nacionais e alguns internacionais (União Europeia e Estados Unidos da América) vão hoje acompanhar a transparência e justeza das eleições. Para as urnas, são esperados 134 545 eleitores, sendo 120 783 do último recenseamento e 13 762 da actualização. Nas últimas eleições, o nível de participação foi de cerca de 44%.
É hoje que os 134 545 eleitores inscritos no município de Quelimane escolhem o sucessor de Pio Matos. Lourenço Aboobacar ou Manuel de Araújo, um deles será o próximo presidente.
Pela campanha, ficou claro que Quelimane é a placa giratória desta corrida eleitoral. é para lá que foram alocados os mais significados recursos, quer humanos, quer materiais. Para Quelimane, afluíram as mais elevadas figuras dos partidos dos dois candidatos - quase todos os dirigentes da primeira linha da Frelimo e o próprio líder do MDM, Daviz Simango. Sinal inequívoco da importância que o município representa para as duas formações políticas.
Também para os observadores, Quelimane merece atenção particular: estarão lá 210 observadores, contra 64 em Cuamba e 30 em Pemba.
Por isso, muito do que se escreverá destas eleições, depois do dia de hoje, dependerá, em grande medida, do resultado das eleições nesta autarquia.
Fonte: O País - 07.12.2011
Sem comentários:
Enviar um comentário