terça-feira, outubro 06, 2009

Associação dos Estudantes da UEM faz campanha da Frelimo

Simulando palestra académica

O presidente honorário da Frelimo e ex-chefe do Estado, Joaquim Chissano, que está fortemente envolvido na campanha do seu partido, proferiu uma palestra académica sobre “universitários e cidadania”, mas essência, Chissano foi pedir voto aos presentes “Nestes dias de campanha anda aí um partido que se diz ser de jovens, e que vai promover muitos jovens, pois a sua aposta é a juventude…Não se deixem enganar, esse partido não nos vai levar a lugar nenhum, esses não têm agenda” – Joaquim Chissano, falando na referida palestra

Maputo (Canalmoz) – A Associação dos Estudantes da Universidade Eduardo Mondlane (AEU), agremiação cuja direcção é acusada pelos estudantes de estar altamente partidarizada e manipulada pela OJM, orquestrou, sexta-feira última, uma pseudo palestra subordinada ao tema “Universitários e Cidadania”. O orador escolhido foi o presidente honorário da Frelimo, Joaquim Chissano, que está fortemente envolvido na campanha eleitoral do seu partido. Mas na palestra que se esperava que fosse realmente académica, Chissano não conseguiu despir-se das cores partidárias. No lugar de proferir uma palestra académica, o presidente honorário da Frelimo promoveu a imagem da Frelimo e tentou denegrir a imagem dos demais partidos e candidatos às eleições gerais e das assembleias provinciais de 28 de Outubro.
A palestra teve lugar no Centro de Conferências Joaquim Chissano, e contou com a presença, de entre diversas personalidades, do vice-reitor da UEM, Leopoldo Nhampossa.

Um discurso para intimidar

No seu inconfundível jeito de diplomata, o ex-estadista moçambicano, começou por não ir directamente ao pedido do voto para Armando Guebuza e a Frelimo. Mas mais adiante acabaria por deixar inequívoco que a palestra foi para fazer propaganda partidária.
Orquestrada pela AEU em parceria com a Organização da Juventude Moçambicana (OJM), uma organização social da Frelimo, na palestra Chissano foi subtil. Começou por contar a história da formação da Frelimo (como movimento de libertação), a sua integração nela como membro, para mostrar aos estudantes a importância daquele do movimento de libertação de que se separariam muitos milhares de moçambicanos que hoje integram outras organizações políticas. Após ter contado a história de muitos camaradas “corajosos” e do sucesso da Frelimo desde a luta de libertação até aos dias de hoje, Chissano disse que tudo o que os estudantes das diversas instituições de ensino superior que estiveram a participar da palestra, vêm ou têm, é graças “à boa obra” da Frelimo.
No seu discurso que foi depois visto como de intimidação aos estudantes, Chissano disse que se eles hoje estão no ensino superior, foi o seu partido quem tornou possível o facto. “Todos vocês são produto da Frelimo. Hoje podem estar numa universidade, isso tudo é graças a Frelimo”. Chissano punha assim de lado a importância dos impostos que contribuintes até sem partido têm feito para que o Estado disponha de verbas para manter as instituições do ensino superior.
De seguida o “orador”, que já não era palestrante, nem académico, mas sim político, fez uma pergunta que assustou os estudantes. “Quem não vai votar na Frelimo nesta sala levanta a mão para eu poder ver”. Era o fim de que se supunha académico para aquilo se tornar um comício. Criou com aquilo mais indignação do que o efeito que pretendia.
Chissano explicou depois que as bolsas que os estudantes têm também são do Governo da Frelimo. “Algumas pessoas têm dito que as bolsas são de impostos dos seus pais, mas se a Frelimo não soubesse usá-los não haveriam bolsas, por isso vocês só têm de votar na Frelimo e em Guebuza, assim como eu farei”disse a terminar.

“A AEU traiu-nos”

Mesmo durante a palestra, do lado onde se encontrava a nossa equipa de reportagem, foi notória a insatisfação de muitos estudantes que tinham ido àquela cerimónia com intuito de ouvir Chissano a falar da história como um académico. Acabaram ouvindo Chissano apenas a pedir votos para a Frelimo e Guebuza e manifestavam-se insatisfeitos.
Os estudantes estavam decepcionados com a atitude da AEU na pessoa do seu presidente, João Jobe Fazenda, pois segundo disseram, teria sido melhor se os tivesse avisado que Chissano lhes queria pedir votos ao invés de inventar palestras. “Estamos decepcionados com a própria universidade, porque isto é uma instituição de ensino e não do partido”. “Não se compreende como é que uma universidade organiza campanha para um partido”. “Temos a certeza que nenhum outro partido poderá vir falar para outros estudantes”. Foram algumas frases que ouvimos em comentário ao que ali tinha acontecido.

AEU foi usada pela OJM da Frelimo

De acordo com o comunicado que tivemos acesso, a pseudo-palestra era organizada pela Associação dos estudantes da UEM. Mas, quando chegámos ao local verificámos que todos os preparativos estavam a ser feitos pela Organização da Juventude Moçambicana, OJM, um organização sócio-política do Partido Frelimo. Ninguém da AEU estava no local como organizador, o que mostra que a palestra não passava de uma iniciativa orquestrada para a Frelimo formatar a mente dos estudantes.
Aliás, mesmo a água que se bebeu no encontro foi trazida pela caravana da Frelimo, facto que conjugado com outros mostra mais uma vez a que OJM assaltou a AEU para fins partidários. Este facto foi muito criticado pela maioria dos estudantes que abertamente se diziam indignados com a atitude da AEU.
Ouvimos ainda salientar que a própria OJM goza de uma reputação deplorável no seio da classe juvenil. Alegava-se que esta organização não tem interesses inclusivos a defender. E ouvimos também que “a exclusiva tarefa da OJM é reproduzir o discurso dos governantes”.

A pseudo-palestra serviu para atacar outros partidos

Já destapado o véu da pseudo-palestra, facto que fez com que o ambiente de campanha tomasse conta da sala, os ataques a outros partidos vieram a cima. E a principal vítima foi o líder do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, Daviz Simango.
Afinal, o fenómeno Daviz Simango está a incomodar mesmo muito a Frelimo, como se pode verificar no decorrer dos acontecimentos. Num discurso caracterizado por muitas indirectas atacando Daviz Simango e o MDM, o ex-estadista moçambicano, Joaquim Chissano, disse a certa altura deixando isso de forma clara: “Nestes dias de campanha anda aí um partido que se diz ser de jovens, e que vai promover muitos jovens, pois a sua aposta é a juventude…Não se deixem enganar, esse partido. Não vos vai levar a lugar nenhum. Esses não têm agenda” disse Chissano.

A Renamo também na mira de Chissano

Houve também tempo para falar da Renamo. Chissano disse que aquele partido vive na desorganização, daí que sempre adiaram os seus congressos. “ Que partido é esse que não consegue realizar os seus congressos, durante vários anos”, questionou.
Chissano disse ainda que a alegação da Renamo quando diz que não organiza congressos por razões financeiras é um falso argumento. Joaquim Chissano acabaria por afirmar em conclusão que o facto da Renamo não organizar regularmente congressos mostra a falta de comprometimento político com o povo.

(Matias Guente)

Fonte: CanalMoz (2009-10-06 08:34:00)

69 comentários:

Julio Mutisse disse...

Em que qualidade foi Chissano convidado a essa palestra? Há algum impedimento de AEU através das suas estruturas, mostrar o seu alinhamento? Os participantes nessa palestra (em época de campanha) foram coagidos a participar? Na sua "ingenuidade" acharam que, mesmo que subtilmente, Chissano não tocaria no tema do momento?

Não nos venham com choradeiras.

Shirangano disse...

O actual elenco da AEU-UEM é um verdadeiro covil de indivíduos banais/venais que, de modo algum, inspira confiança aos próprios estudantes dessa instituição pública.

Ao invés de procurar, através de debates, actividades de vários géneros, promover um ambiente académico salutar e responder os anseios dos membros/estudantes que desembolsam anualmente 60 meticais (5 meticais mensalmente), serve-se dela para resolver suas questões básicas pessoais, como é o caso de problemas ligados á fome.

Portanto, não me espanta o facto de se estar a “evangelizar” os estudantes através de palestras, pois isso é uma prática reiterada do próprio presidente da associação, Fazenda, que é um militante incansável da Frelimo (membro do partido para o comité da cidade) disposto a executar qualquer tarefa em prol do seu partido.

O mais caricato nessas palestras é facto de os estudantes saírem como entraram, aliás, mais ignorante do que já são. Na verdade, o que importa para os organizadores de toda essa patranha, são os usuais cocktails (a verdadeira razão das palestras), por isso, as palestras são tão infecundas quanto deprimentes.

Desde que o Fazenda está na presidência dessa associação e a sua corja de letárgicos, o que souberam fazer, diga-se com mestria, foi promover festas a torto a direito e fazer desaparecer o dinheiro do cofre (Por isso é que ate hoje nunca fizeram uma assembleia geral para prestar contas, preferem entreter os estudantes com essas palestras-campanhas).

O que me repugna essa associação não é o facto de o elenco pertencer á este ou aquele partido, mas o alto nível de irresponsabilidade, infantilismo crasso e a falta idoneidade.
É caso para questionar que tipo de profissionais o Estado está a formar.

Shirangano disse...

Caro Mutisse,
É evidente que não há algum impedimento para a AEU-UEM manifestar o seu amor partidário para quem quer que seja. Mas como uma associação de todos os estudantes independentemente dos apetites, espera-se dele uma outra postura. Se não se lembra meu caro, Mutisse, a associação não propriedade ou não pertence a partido nenhum. Ela é dos estudantes para estudantes.

Não vamos promover palestras com tema “universitários e cidadania” para depois servirmos overdose de promessas infundadas ou discursos para manipularmos os estudantes que, de certeza, esperavam um debate rico.

Mas o problema nesse caso, o presidente da AEU-UEM está usar-se da associação para promover a campanha do seu partido, achas isso licito?

Quando vi o panfleto ate julguei que o ex-estadista iria se cingir no tema, mas não foi isso que aconteceu. Os estudantes presente na palestra, estiveram ali devido ao respeito que nutre em relação ao Chissano e não para ouvir um propagandista a dizer-lhes o que é certo e errado.

Jonathan McCharty disse...

Para o amigo Mutisse, "ser universitario e cidadao", e' votar na frelimo, porque a felimo e' que "deu" esse estatuto!
Come on!!

"Quem nao vai votar na frelimo, que levante o braco para eu ver"!
Hehehe! Mutisse, es membro dum partido do caracas!!

Este pais nao se pode desenvolver com pessoas que agem desta maneira!! Conforme disse o "outro", a politica e' a mesma de ha' 40 anos! Ainda pensam que o povo e' sua propriedade!!

Nunoamorim disse...

Ainda ontem o Egidio Vaz dizia que o Chissas não deveria fazer comicios populares ou campanha porta a porta, mas sim reunião com grupos especificos, tas como: associação de estudantes,academicos, empresários, médicos, etc...
ou seja, pessoas mais esclarecidas.
Aqueles que não associariam o aparecimento politico do Chissas com um provavel exercicio de retorno a ponta vermelha.
Aqueles que têm a certeza que Chissas está a fazer campanha como fazem todos outros membros da Frelimo.

Espanta-me que agora os meus compatriotas venham chorar porque o Chissas reuniu-se com estudantes.

Os "vitimas" choram por tudo...Choram quando a Frelimo reune-se com curandeiros; Choram quando a Frelimo reune-se com estudantes; choram porque não organizaram correctamente o processo eleitoral; choram porque os seus membros esquecem-se de documento na bagageira do carro...

Chorem que a caravana vai passando

Nuno Amorim

El Patriota disse...

Viva conterraneos nacionais
Espero que nao me conotem por membro do MDM nem de nenhum outro partido porque nao pertenco a nenhum deles,por isso julgo que este pais devia ser caracterizado por alternacias de partiddo no exercicio do poder, pelo menos assim evitariamos as frequentes macaquices que assistimos no dia-a-dia.

El Patriota disse...

Continuando meus conterraneos nacionais e irmaos universais...

Perceba-se o seguinte: O que esta em jogo pelo menos para mim, caros manos, nao eh o facto do ex-PR, ter feito campanha para os putos.

O problema reside pelo facto de, terem mentido, isto eh, deram o dito por nao dito(dizer palestra enquanto seria campanha)Penso que eh importante perceber que os miudos foram servidos gato ao inves de lebre como anteriormente disseram.

Tambem eh bom entender que os estudantes acorreram ao local para ouvir os ensinamrentos de um dos melhores filhos deste pais a qual a maior parte dos mocambicanos, incluindo eu admiram bastante, portanto essas reacoes sao legitimas, quando qualquer montanha como aquela brinda-nos em seu parto um ratinho tao prematuro e tao debil como o tal. Eu nao fui a palestra-campanha, mas fui abordado pelos estudantes que, com choros e ranger de dentes iam reclamando sobre a fraude a que foram metidos. Alguns deles sugeriram-me a escrever sobre o assunto e questinar sobre a independencia da AEU. Concluindo,eh penosa e nojenta a forma como algums compatriotas e irmaos que eu tanto admirava ate o mes passado antes da campanha, defendem as coisas nos ultimos dias. Afinal a campanha e o desejo de singrar na vida a todo custo, tambem embriagam a rezao. Manos eu sei que todos temos direito a ter um partido, mas sejamos lucidos e desapaixonados na forma como vemos as coisas. Defender a mentira da AEU afigura-se no minimo perigoso. Isso significa que estamos a admitir que para alcansar-mos certos objectivos devemos cultivar o habito de dar o dito por nao dito. Eh nessas horas que me lembro dos ensinamentos da minha mae que dizia: Filho nunca mintas, para que a tua palavra seja digna.

Shirangano disse...

Caro Nunoamorim,
Quando dizes “ainda ontem o Egídio Vaz dizia que o Chissa nao deveria fazer...mas sim em reunião com grupos específicos”, estás a querer dizer que ele (Vaz) é o icon, ou melhor, exemplo acabado de um ponto de vista na qual devemos embarcar sem questionar? O que lhe leva a pensar que a opinião dele é mais lúcida do que a de outros? Achas que ele tem o poder ou legitimidade para dizer onde, como, quando, por quê e quem deve fazer campanha?

O que me espanta em ti, meu caro Nunuamorim, é o facto de não se dar conta de que aquela associação não pertence a um determinado partido, mas sim tratar-se de um órgão legitimo para lutar a favor dos direitos dos estudantes, responder anseios e representar os próprios estudantes em diversas níveis ou instancia.

Causa-me igualmente agonia quando vejo pessoas, na sua maioria embebidas por “amores partidários ou ventos de ideologia”, incapazes de distinguir onde começa o Estado. Será que algum dia chegarmos a tomar consciência e acolhermos as criticas para refazermos as nossas reiteradas práticas tortas? Ou achamos que todos os que criticam os nossos apetites são meros bebes que passam a vida a choramingar por tudo e por nada? Ou meros frustrados? Ou se calhar invejosos da oposição?

Acredito que se a palestra tivesse como titulo “Frelimo reúne-se com estudantes”, obviamente que não haveria razoes para “choros” ou os “choros” seriam relativamente outros, mas foi isso que aconteceu. Por favor leia o artigo como nós, outros, fizemos e não olhar para o titulo e espreitar meia dúzia de comentários e, movido pela paixão ardente partidária ou a euforia e espírito da campanha, tecer comentário ingénuo.

Reflectindo disse...

Caro Mutisse

O que se passa contigo afinal?

1. Vi o que escreveste no Nero, sei lá se é em apoio ao Damásio Chipande. Mas eu recuso-me a ser forcado a concordar com quem quer que seja. Mesmo ao Nero, já fui muitas vezes claro que não concordava com ele como interpretava as coisas e eu concordava com o parecer jurídico do Observatório Eleitoral ao Conselho Constitucional, em relação aos procedimentos da CNE. Se bem que o Nero chegou de expressar o seu ponto de vista em relação ao parecer, tu não me respondeste ao meu pedido. Mesmo assim não escrevi em nenhum lado obrigando-te a dar-me resposta.

2. Vou te pedir para informar ao Damásio Chipande que se ele quer discutir comigo que venha para o Reflectindo ou então que me e-mail.

3. Indo a este assunto: Joaquim Chissano, na sua qualidade de Presidente honorário da Frelimo, tem o direito de fazer campanha para o seu partido. Porém, eu acho esquisito que ele parta de mentir para os estudantes nos quais deve-se moldar honestidade. Que medo tinham os organizadores da campanha? Era palestra sobre universidade e cidadania, uma palestra científica e não julgo que era difícil respeitar as fronteiras. Na minha maneira de ver os participantes/estudantes foram coagidos, usando-se o método mentir para eles. Chissano podia falar de campanha e haveria com certeza quem para lá fosse, nem que não venha a votar na Frelimo e Guebuza. Campanha é boa por isso.

4. Acho MAU que Joaquim Chissano, pessoa a quem respeito bastante, use isso: QUEM NÃO VAI VOTAR NA FRELIMO E GUEBUZA, LEVANTE O BRACO PARA EU CONHECER. O voto é secreto e eleger tem que ser um acto livre.

5. Destas coisas , vamos escrevendo.

Um abraço

Anónimo disse...

Estava mais do que claro que Chissano ia fazer campanha. Só mesmo um atrasado mental não entenderia isso.

Qualquer estudante universitário que foi à tal palestra já sabia que Chissano faria campanha para o seu Partido. Portanto, todos foram porque quiseram ir. Não consta que tenha havido raptos para ir à reunião de Chissano.

Mais ainda, os que aqui lamentam não estiveram lá. Mesmo as fontes do Canal, por não estarem identificadas, não merecem credibilidade.

Deixem a FRELIMo trabalhar. Ou, no mínimo, trabalhem vocês também.

Obed L. Khan

Jonathan McCharty disse...

"Fanático é o sujeito que não muda de ideia e não pode mudar de assunto"
Winston Churchill

Voces tentem mostrar tudo o que seria postura adequada a estes bradas frelimistas, nao esperem que eles puxarao da sua consciencia, olhem para os factos e percebam os pontos de desacordo com a "atitude" aqui em discussao.

Para eles nao existe outra logica que nao seja frelimo.

No dia em que a Frelimo sair do poder, e nao haja duvidas que esse dia vai chegar, acho que estes bradas vao se suicidar!

Shirangano disse...

Caro irmão e companheiro de batalha “O patriota”,
Se dizeres algo que “escandalize” alguém que nutre simpatias desmedidas em relação ao partido no poder, de certeza, vão dizer que és do MDM ou Renamo, mas nunca do Pimo, PDD, Frelimo, entre outros. Portanto, acho inútil e desnecessário tentares demonstrar que estas em cima do “muro” porque aqui (bloguesfera) abundam um fanatismo doentio, ou pior, sindroma de partidarismo crasso. Alguns precisa de um diagnostico medico, pois o vírus, com essa campanha, actua de forma violenta.

El Patriota disse...

"Qualquer estudante universitário que foi à tal palestra já sabia que Chissano faria campanha para o seu Partido..."

Grande Obed, eu reitero que o problema nao eh ir palestra. Oque esta em jogo eh a mentira que foi veiculada para o efeito. Nao concordo quando dizes que qualquer estudante que foi la sabia que comeria gato ao inves de lebre.

Para o seu conhecimento, felizmente ainda existe gente honesta neste pais, os putos foram porque idolatram Chissano e nao lhes passou pela cabeca que o idolo seria capaz de mentir.

Tenho a certeza que se fosse outro camarada a palestrar os miudos nao iriam, sendo por isso que talves a AEU usou o ex-chefe para o efeito.

Por tanto os estudantes sao honestos, bons e acreditam num pais melhor, dai que nao perceberam a hipocrisia dos organizadores do evento.

Shirangano disse...

É triste, muito triste, triste mesmo e ainda mais deprimente quando nos deparamos com situações ou atitudes de pura ignorância congénita protagonizada por pessoas que sabem ler e escrever.

Nunca vi a ignorância suplantar a demência e a demência suplantar a ignorância. Mas hoje estou aqui a testemunhar certas pessoas a demonstrar, ate á saciedade, ao enjoo, á náusea, toda sua ignorância-demência.

De facto há pessoas que precisam uma dose de iodo na papa dos cérebros deteriorados e eu voltou, claro se Reflectindo permitir, para satisfazer esse capricho infantil de certas pessoas.

Reflectindo disse...

Caro Obed. L. Khan

1. Queres nos dizer que por estarmos em campanha eleitoral já não há palestras científicas?

2. Queres dizer que todas as accões públicas, sobretudo orientadas por quem é da Frelimo são campanha eleitoral? Porquê negam quando as pessoas falam, denunciam as mentiras?

3. As fontes do CanaMoz não são identificadas, que queres nos dizer com isso? Não leste o nome de quem escreveu o texto? Mesmo se o nome do jornalista não aparecesse neste texto, perderia credibilidade só por isso? A que ilacões queres nos conduzir ao que sempre dizes não ter credibilidade.

Um abraco

Anónimo disse...

vamos votar no Eng Davis Simango
Quebuzas Chissanos e Dlakamas ja nao atraem a ninguem neste País.
O MDM é uma pulga na orelha deles, por isso que se preocupam com o MDM e seu Presidente jovem!
vamos dar o nosso voto ao Eng, Davis Simango
Chega de retrogados!
chega de empresarios politicos
ou se é empresario, ou se é político
DARIO

Anónimo disse...

Amigo Reflectindo, imagina que nos próximos 20 dias passasse daí do norte da Europa onde vives o teu conterrâneo Aiuba Cuereneia. Imagina que se avisasse por sms a toda a comunidade moçambicana desse país que ele, o Aiuba, queria cumprimentar os compatriotas na diáspora e, com eles, relembrar Samora no dia da queda do avião em Mbuzine. Imaginemos que, apesar de membro do MDM, o amigo Reflectindo é admirador de Samora.

Não desconfiaria que o conterrâneo Aiuba aproveitaria as celebrações para puxar a brasa à sua sardinha?

O meu filho mais velho, de 18 anos, estuda na UEM. Quero te dizer que se saísse um aviso a dizer que a Académico Namburete vai dar uma palestra sobre comunicação e gestão de conflitos, exactamente nestes dias, esse meu filho, apesar de estar no primeiro ano não iria à tal palestra. Porque ele é de um Partido diferente daquele onde está o estimado Namburete.

Depois das eleições, se Namburete ou o Economista Mabunda dessem uma palestra, podes ter certeza de que o teu "sobrinho virtual" lá iria. Sem sectarismo nenhum.

Amigo Reflectindo, há coisas muito óbvias....

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Os outros!!!! sentem-se ameçados pelo MDM e o seu candidato.
Se MDM fosse um movimento insignificante, nao estariam tao preocupados.
como o MDM ganhou expressao Nacional, eis a razao!
Vamos dar o nosso voto ao candidato mais jovem.
Vamos votar na modernidade!
VAMOS VOTAR NO DAVIS SIMANGO!
PS.
quem esteve atento ao programa desta tarde na STV, (opiniao publica), pode tirar a conclusao de que os cidadaos ja nao acreditam na frelimo e nem no Quebuza.
Homens e Mulheres, deram a suas opinioes manifestando o cansaço e fome de mudanças
o caminho é em frente e nao para tras.
estamos fartos dos quebuzianos e Chissanismos.
VAMOS PROVAR OUTRO PEIXE E SEM LEGUMES

Anónimo disse...

o Obede L.Khan!
tem mente quadrada!me parece pela sua escrita.
Tal e qual a frelimo!
The show most go on.

Jonathan McCharty disse...

Claro que o grosso de Mocambique, que nao se quer posicionar no lado errado da historia, vai votar massivamente no seu candidato jovem, Deviz Simango!

MOCAMBIQUE PARA TODOS! (E nao para um punhado de familias hipocritas)

Reflectindo disse...

Caros Shir & O Patriota

Excelente explanacão sobre as regras numa sociedade pluralista. Continuem a tocar aí mesmo pois que o meu amigo Obed. L. Khan, já mostrou que esse é o défice.

Nelson disse...

Meus caros e ilustres!
Para mim é incrível é como gente que se diz coerente, amantes da verdade e da “lei”, da justiça, que não especula mas busca provas, de repente anda a “torto e direito” defendendo uma estupidez. Pura estupidez!
Quem ão vai aos comícios de Frelimo? Por amor ou ódio não interessa. Quem não perticipa nas reuniões que são realizadas em instituições públicas em pleno horário laboral em clara violação da lei? Por ódio, amor ou medo não interessa. Aqui meus carríssimos intelectuais o assunto é completamente outro e por favor não se finjam de “burros” que eu tenho certeza que não são, para não perceber.
Please!!!!!
Amemos o nosso “glorioso partido” como legitimamente quisermos, mas não precisamos “desmiolarmos” completamente para não perceber oque está aqui em questão. Please

Reflectindo disse...

Amigo Obed. L. Khan

Obrigado pelo último post. Este deixou tudo clarinho que o poblema que temos em Moçambique é o défice no conhecimento sobre as regras numa sociedade democrática e pluralistas. Podemos escrever bonito, dizendo tudo e tudo, enquanto não conhecermos essa regras, teremos sempre problemas.

Mas também sem precisares de ir para o Norte da Europa começo a pensar que há problemas mais internos. Acreditas que Cuereneia tem a chance de comprar a minha alma por sermos conterrâneos? Conheces Nampula?
Mas eu e mais outros entendemos a tua maneira de pensar pelo que muitos dos meus conterrâneos frelimianos enfrentam problemas de falarem com os outros que se declaram ser da oposicão. Sentem-se estar sob controle e isso é mau numa sociedade que se imagina pluralista.
Tenho pena do teu filho que já deixou de ir às palestras científicas por estamos em ano de campanha. Achas mesmo que ele é livre? Quem lhe inculcou tudo isso que Namburete, Mabunda não sejam seus professores? Olha meu caro amigo, esse é o resultado da escola produzida pela Frelimo, uma escola monopartidária. É disto que estamos aqui a discutir. Joaquim Chissano não fez bem e no pior não lhe merece. Joaquim Chissano foi pelo menos discreto e podiamos ver um ou dois que não frelimista na chefia disto e daquilo.
Aqui está o problema de lucidez de que o Shir tem falado: nascer, crescer e morrer num partido, consequentemente não estar em condicões de ver os erros do partido. É isso que verificamos ou eu verifico em muitos.
Vamos construir uma escola democrática, pluralista, multicultural. É isso que estamos aqui a discutir.

Um abraco

Reflectindo disse...

Caro Nelson

O que está em questão já foi revelado, a Frelimo não NOS ensinou a vida numa sociedade pluralista.

Abraco

Jonathan McCharty disse...

Esta de "não iria à tal palestra. Porque ele é de um Partido diferente daquele onde está o estimado Namburete" e' um exemplo paradigmatico do que e' a "escola da Frelimo"!

Este pessoal pensa que, porque defendemos ideias contrarias, "entao, somos inimigos"!

E' de facto muita pena, que esta gente se recuse a "evoluir"!
Que se reformem e deixem de continuar a emperrar o desenvolvimento deste pais!!

Disse, vezes sem conta que: "Com este pessoal, nao chegaremos la"!

E, o "desespero" ja' esta' a permitir brindar-nos com o aspecto retrogado das mentes desta gente!

Anónimo disse...

A malta do MDM arranjou um novo inimigo: a palestra de Chissano. A mim me parece que quem está preocupado com os outros aqui, quem anda a vigiar o que o outro faz aqui para criticarem são vocês.

Até criticam um exercício eleitoral claro da FRELIMO, exercício protagonizado por Joaquim Chissano.

Aqui neste post quem está em causa é a FRELIMO e não o MDM. Quem está com medo da campanha da FRELIMO são vocês.

O Obed não disse que o seu filho não iria a todas as palestras do Namburete ou do Mabunda. Disse que, porque o seu filho é inteligente, perceberia imediatamente que uma palestra desses senhores, nesta altura da campanha, teria necessariamente um vector eleitoral.

Caríssimos, negar isso é tapar o sol com uma peneira, como se diz na minha aldeia.

Viriato Tembe

Anónimo disse...

ao nivel dos centros urbanos a frelimo vai ter uma surpresa porque aqui podemos cantar ir ao shomicio mas na altura do voto de certeza que este sera de qualidade nao e por acaso que a politica da frelimo agora esta virada para o distrito. meus srs chega do passado isto de que e que fez nao nos interessa mais queremos o presente e o futuro veja ate que ponto chegou a fre acha mesmo que com a sua historia vai conseguir convencer os jovens actuais? eu acho que psicologia nao se adquiri com honor cause, como e que prometem trabalharem com os jovens se nao sabem lidar com eles, exemplo os jovens da frelimo sao todos instrumentalizados

Nunoamorim disse...

Shirangano,
a opinião do Egídio é tão válida quanto a sua. E ela não pode ser elogiada só quando defende interesses do seu partido.
Embora muitas vezes discorde do que ele diz, respeito-o porque ele defende o seu pensamento na base de argumento válidos.

O Egídio não é daqueles analistas que, na falta de argumentos, parte para críticas aos oponentes. É alguém que procura debater ideias e não pessoas.

Nos últimos tempos, por andarem desnorteados, os vossos argumentos-tipo são:
1.“Nunca vi a ignorância suplantar a demência e a demência suplantar a ignorância.”
2. “não se finjam de “burros” que eu tenho certeza que não são, para não perceber.”
3. Causa-me igualmente agonia quando vejo pessoas, na sua maioria embebidas por “amores partidários ou ventos de ideologia”.
4. “Caro Mutisse, O que se passa contigo afinal?”
5. “É triste, muito triste, triste mesmo e ainda mais deprimente quando nos deparamos com situações ou atitudes de pura ignorância congénita protagonizada por pessoas que sabem ler e escrever.”
6. “o Obede L.Khan! tem mente quadrada!”

Como podes ver da síntese do que escrevem, não há nada que sirva para fazer valer o vosso pensamento... os vossos argumentos resumem-se a chamar os outros de burros, dementes, ignorantes, quadrados, etc, etc.

POR FAVOR, ACEITEM O PENSAR DIFERENTE.
Se a aderência popular significar tendência de voto, duvido que tenham um único assento na Assembleia da República. Espero que não estejam a acompanhar a acompanhar só através dos blogues e do Canal de Moçambique.

Nuno Amorim

Júlio Mutisse disse...

Jonathan, responda às perguntas que coloquei. O resto é da sua lavra e não me meto.

O estudantes universitários parece me que não se cansaram ainda dessa política tanto que foram ouvir um dos principais actores da política nos últimos 40 anos. E não são ingénuos, sabem que estamos em campanha e, mesmo assim, apresentam-se lá. Isso deve dizer-lhe alguma coisa; há de ser por isso que destila o seu fel contra a ida de Chissano para lá.

Também, quem lhe disse que a AEU organizou a palestra para campanha? Pode ser que o orador tenha se desviado do assunto.

Shir, fui membro da direcção do núcleo de estudantes da Faculdade de Direito de 1999 (ano em que entrei até 2002 (nosso mandato cessou). Podes crer (o Nero não me deixaria mentir), granjeamos respeito dos estudantes que representávamos e da direcção que nos tinha como interlocutor válido até para o assunto da reforma curricular que iniciou naquela época e que decorre sem ondas naquela faculdade. Tudo depende da postura.

Organizamos palestras muito concorridas sobre temas do interesse da massa que representávamos e, graças a Deus, os palestrantes cingiram-se aos temas que anunciamos. Agora, acha que o ex-presidente ia perder a oportunidade de, perante aquela moldura de pensantes, evangelizar os presentes politicamente em função do momento político? Quem foi lá convicto de que assim não seria foi MUITO ingénuo.

Reflectindo, VIESTE COM TUDO. Não conheço o damásio Chipande de sítio absolutamente nenhum. Queres dar recados dê-lhe directamente. Ficou estupidificado com as minhas questões aqui ou está com resquícios de outros debates onde vocês demonstraram o lixo que escondiam debaixo do tapete? Quer retomar esses vamos aos sítios onde esses correm e não venha para aqui. Discuta o que escrevi no Nero LÁ no NERO. Aqui responda as minhas questões e ponto final.

Júlio Mutisse disse...

Viva o debate

El Patriota disse...

"Até criticam um exercício eleitoral claro da FRELIMO, exercício protagonizado por Joaquim Chissano."
Ilustre e respeitavel VIRIATO TEMBE.
Espero que, nao me inclua nesse seu posicionamento que ate fiz questao de citar. Quanto a mim nao estou a criticar a campanha da Frelimo,alias ate sei que eh dever de qualquer partido lutar para conquistar, exercer e manter o poder, mas esses principios devem ser seguidos de forma limpa. Apos a palestra como eu disse antes, cerca de 20 estudantes aboradaram-me pedindo para que eu fosse seu porta-voz, no questionamento sobre a independencia da AEU. Consta que eles foram enganados, segundo advogam. Estou muito decepcionado convosco compatriotas, acredito que, ao defenderem a cultura do dito por nao dito, sao capazes de vender este pais so para capitalizar os vossoss interesses estomacais.

Que Deus vos perdoe!

Shirangano disse...

Caro O Patriota,
De facto o que está em jogo não eh o facto do ex-PR ter feito campanha para os putos, mas há que pessoas que ainda não se deram conta disso. Por um lado por ignorância e, por outro, porque não querem ver e colocaram na cabeça que todos que criticam o seu partido são do contra.

Eh também um facto que os estudantes assim como qualquer moçambicano em juízo nutrem admiração e respeito pelo ex-PR, pois ele eh o filho dilecto deste pátria amada, algo que muita gente não poderá vir a ser.

Claro que ninguém eh obrigado a ir a palestra alguma, mas em lugar de sermos servidos lebres nos eh dado a engolir sapo, obviamente que eh abusar da boa vontade das pessoas.
Há muita gente realmente honesta nesse país assim como também muita gente oportunistas e hipocrita.

Anónimo disse...

ESTA CLARO QUE NA POLITICA VALE TUDO, MENOS NADA

Shirangano disse...

Jonathan,
O fanatismo que abunda nesses meandro eh doentio, ate chega a ser pecado. Pois, as pessoas já não têm consciência do que dizem, são meros devotos incapazes de discernir que todos nos almejamos o bem-estar da pátria amada pese embora a divergência de opinião.

Dizia alguém que devemos ser unidos na adversidade, mas há pessoas que não sabem o que isso significa. Entretanto, não devemos crucifica-los, mas apoia-los, pois sao funcionários cientificamente concebidos e preparados para dizer “oui, yes, sim, viva, ámen”. Por isso digo que não adianta perder as estribeiras.

Contundo, não concordo que quem não se quer posicionar no lado errado vai votar no MDM. Saiba que existem vários partidos embora muito deles sem estrutura. E também ninguém eh obrigado a votar (abstenção não eh crime), logo a abstenção também eh uma saída.

Shirangano disse...

Dário,
O assunto eh campanha eleitoral em lugar de palestra, entretanto, segura os seus ânimos ou a sua paixão desenfreada. Pois, acho que estamos aqui para debater e não fazer campanha. Se não tens assuntos não te intrometa, apenas assista como fazem outros que, já a partida, descobriram que o seu pensamento não passa de um cosmético.
Todos que aqui sabem obviamente que a politica anda prostituída, alguns precisam de ser lembrados e mesmo quando lembrados fingem que nada se passou, tudo porque foram domesticado desde criança a não aceitarem a verdade e a mudança.

Jonathan McCharty disse...

Caro Shirangano!

Obrigado pela interpelacao! Eu, de facto, nao perco as estribeiras, porque conheco bem as pessoas com quem lido nestas conversas!
Nos "tentamos" debater, eu pelo menos tento, mas os nossos amigos, preferem se desvincular da realidade e fazer a sua propaganda a todo o momento!

Em vez de ficar irritado, eu sinto do' deste pessoal!!

Um abraco, e concordo plenamente contigo quanto a decisao de voto!! Essa e' uma decisao privada e ninguem precisa te arrancar a resposta sobre as tuas opcoes!!

Shirangano disse...

Obed,
Não me diga que o seu filho está “domesticado” ate ao ponto de não ir a uma palestra que, se calhar poderá aumentar o nível de consciência critica dele, só porque será proferida por alguém do partido oposto! Coitado dele porque duvido que ele possa ser capaz de fazer uma analise e desenvolver um espírito de consciência ilustrada. Agora percebo porque que muita gente vai a faculdade, adquire um grau académico e continua mentalmente estéril.

Nunca me simpatizei com o partido do Namburete e partido algum, mas nunca deixei de ouvir o que eles dizem só por esse motivo estapafúrdio.
Aprendi que, se pretendemos crescer mentalmente, devemos confrontar as ideias independentemente das sequelas que elas possam vir a criar. E não fugi-las como se de ventos diabólicos se tratassem. Eh por isso que leio o alcorão e a bíblia. Eh por isso que estou sempre do lado contrario!


Anónimo depois do Obed,
O assunto aqui não eh fazer campanha. Cada um vota em que quiser, nao importa se o fazem porque foram amestrado ou pelo numero de camisetes e capulanas adquiridas no momento desse circo deprimente e triste.

Eh evidente que o Guebuzianismo-pagão que se espalha a partir da capital para o resto do pais eh bastante violento. Também não poderia ser diferente com os fervorosos funcionários eclesiásticos que o partido dispõe.

Shirangano disse...

Caro Reflectindo,
Continuaremos a tocar nesse questão, pois para pessoas em pleno juízo, não há outro ponto que se deve tocar que não seja esse mesmo. As pessoas deve aprender tecer comentários em torno de um facto de forma desapaixonada como referiu “o patriota”. Mas não eh isso que está a acontecer nesse espaço. Não eh preciso pertencer a partido algum, basta ser homem ou mulher de preferência ilustrado(a) para repudiar certos comportamentos agudos. Afinal, o pais eh de todos nos e não de meia dúzia de pessoas que, fazendo jus a sua ignorância e, de certa maneira, oportunismo gritante, mentirosamente nos querem convencer de que este pais tem dono.

Jonathan McCharty disse...

Oh Viriato Tembe!

O filho do dr. Matabele nao iria a tal palestra porque ele sabe (ou assim foi instruido) que, se cometer uma "besteira dessa" (como dizem os brasileiros), poria os pais na "grelha", acusados de estarem em conluio com a oposicao e perderem imediatamente a "chupeta partidaria", que faz 99,5% das pessoas recorrer por aqui!

Voces sabem que nao sao livres e ate' teem medo de cumprimentar amigos, familiares ou vizinhos que estejam na oposicao!
E' esse o pais em que querem que seja Mocambique??

Libertem-se, porque voces estao completamente amarrados mental e fisicamente!! Nos estamos aqui para vos ajudar!!

Shirangano disse...

Caro Nelson,
Não se trata de defender estupidez, mas sim de uma prova cabal de farisaísmo crasso. Se prestares atenção aos comentários, na sua maioria doentiamente concebidos, poderás ver uma manifestação para lá do blasfemo, reflexo de quem foi amestrado, desde o berço, a olhar as coisas, o mundo e o pais apenas a partir de uma papaieira (debaixo dela) e nunca teve a ousadia de subi-la para ter uma visão ampla da realidade. Mesmo que tenha tido o privilegio de ir a escola para sanar algumas lacunas imposta pela mãe natureza.

Mas o que pude perceber eh que há uma tremenda tentativa de continuar a levar agua ao seu moinho e por essa razão, esses representantes do deus-idolo-guebuza, ou melhor, meros funcionários eclesiásticos misóginos são incapazes de discernir o certo do errado e de ver a realidade como ela eh. Portanto, independentemente das suas cores partidárias, sinta-se feliz por seres capazes de ver a realidade e de não protagonizares tamanha ingenuidade de partidarismo agudo.

Por um Moçambique livre dos mentalmente infecundos! Pensem nisso.

Reflectindo disse...

Caros

Um pouco com falta de tempo e mesmo, mas com mínimo que tenho aconselho a quem quiser entender o que Shirangano e o Pátria estão a dizer sobre o que é problema de fundo. Aconselho a lerem o que eu e demais escrevemos sobre o que está em causa. Cada um de nós, a quem quiser achar de inimigo já escreveu que não era a campanha de Chissano em causa, mas enganar estudantes e usar uma AEU é que estão em questão. A AEU não é uma organizacão da Frelimo como é o caso da OJM ou OMM. O Shir, já bem escreveu.
Também fica em causa o facto de Chissas ter pedido que quem não votaria na Frelimo e Guebuza devia levantar o braco para ele o conhecer. Nós que não estamos domesticados, questionamos isso e ademais quando sai de quem respeitamos e julgamos conhecer melhor as regras da democracia multipartidária.

Caro Mutisse, espero por uma resposta.

Abraco a todos

El Patriota disse...

Anónimo disse...
ESTA CLARO QUE NA POLITICA VALE TUDO, MENOS NADA

Outubro 07, 2009

Este eh o culminar de um desfile de hipocrisias. Nao sei quem eh este mano que anda a esconder-se, mas o dito cujo fez cair a mascara em relacao aos moldes pelos quais o nosso glorioso partido se guia. Na politica vale tudo ate truques baixissimos como o em debate.

Que Deus nos acuda...

Shirangano disse...

Nunuamorim,
Porventura alguém disse que a opinião do Egídio não era válida? O que eh eu questionei foi se querias dizer que a opinião dele eh exemplo acabado de um ponto de vista na qual devemos embarcar sem questionar. As razoes que lhe levam a pensar que a opinião dele eh lúcida. E se ele tem legitimidade para dizer onde, como, quando, por que e quem dever fazer campanha. Foram essas as questões que levantei.

E também não disse, em momento algum, que a minha opinião eh válida e a dos outros não são. Dou-me por feliz por ter consciência de que as minhas opiniões são clara e objectivamente subjectivas e reflecte uma visão pessoal do mundo em que vivemos. Tenho os meus valores, as minhas crenças...isso de alguma maneira influencia na forma como vejo a realidade e por isso não embarco cegamente em tudo que um individuo sai ai a dizer, isto eh, não tomo como ultima palavra, antes pelo contrario, questiono.

Também meu caro Nuno, em lugar de se pendurar em opiniões dos outros deves elaborar as sua próprias opiniões para vermos ate que ponto és capaz de fazer um argumento. Pois, esses indivíduos são tão falíveis quanto tu e eu. Não estou a dizer que devemos descartar as opiniões deles, mas interiorizarmos, processarmos e parirmos, sem dor e nem sofrimento e acrítica ou criticamente, as nossas próprias opiniões.

Quanto a questão de se debater ideias isso eh um facto e eh isso que andamos aqui a fazer. Só se escandaliza com certas palavras que carrega obscenidade na mente e por isso ve ataque em tudo quanto eh canto.

“POR FAVOR, ACEITEM O PENSAR DIFERENTE”, desculpe-me meu caro, acho que estas a ser peneirento ao pedires isso. Por acaso já aceitaste a opinião de alguém que aleija o seu partido? Por que vamos pedir os outros para se retratarem enquanto estamos com os sentidos embotados?

Shirangano disse...

Caro Mutisse,
Eu continuo a defender que quem foi a palestra não o fez por ingenuidade, mas pelo respeito e admiração. Confesso que também admiro bastante o ex-PR, entretanto, quando olho para ele não o vejo como membro de um determinado partido, porem um dos filhos dilecto desta pátria amada que deve ser reconhecido pelos grandes feitos que fez.

E não só. Também pela sua inteligência, capacidade e humildade, coisas que são difíceis de encontrar reunidas numa só pessoa, ainda mais presidente em África. Acredito que muitos estudante se identificam com ele e se revêem nele.

Meu irmão, confesso que esperava outra posição do ex-PR, pois colocava a minha mão no fogo pela capacidade e lucidez de Chissano de se aperceber que o convite não era para fazer campanha eleitoral. A não ser que o fez com o aval do Fazenda, presidente do actual elenco.

Na época em que foste membro da direcção do NED granjearam simpatias dos estudantes, evidentemente, por causa as postura. Acredito que se vocês se usa-se da NED para satisfazer os seus problemas pessoais, a reacção seria outra. E eh essa postura que falta na AEU-UEM. Esperavam uma associação interactiva e interventiva, mas tenho verificado o contrario. AEU eh uma associação manifestamente formada de jovens emocionados com privilégios que lhes foram outorgados. Há um certo infantilismo lânguido naquela associação.

Anónimo disse...

Apesar do tom histérico de alguns comments vou insistir em alguns pontos:
(i) O Dr. Mulembwe é um ilustre advogado. Se saísse um aviso, justamente nestes dias, de que ele ia dar uma palestra, qualquer que fosse o tema, seria ingenuidade julgar que ele se ficaria pelo tema sem tentar "vender a sua lata";
(ii) Namburete e Mabunda são dois ilustres docentes. Em condições normais iria a qualquer palestra que eles dessem sobre comunicação e sobre economia. Todavia, nesta altura do campeonato, eu não teria nenhuma dúvida de que essa palestra teria um fim político claro.
(iii) Quem pensa que neste Moçambique real que todos conhecemos, onde até nós que nos consideramos intelectuais não somos capazes de debater sem chamar aos oponentes de burros, quadrados, amarrados, ... tudo por causa do momento político, dizia que quem pensa que nestes dias Guebuza, Chissano, Dlhakama, Daviz, Namburete, Mabunda, Mulembwe e outros podem proferir palestras académicas não conhece o chão que pisa;
(iv) não penso que seja apenas um caso de Moçambique como Reflectindo quer nos fazer entender. Todos assistimos a campanha eleitoral dos Estados Unidos. Alguem pensa que, por aqueles dias tensos, Obama era capaz de proferir uma palestra isenta da política imediata? Alguém pensa que Sócrates em Portugal, há meros 10 dias, era capaz de proferir uma palestra sem entrar em assuntos eleitorais?
(v) Afinal, graças à televisão, nós já não somos os aldeôes que éramos há 15 anos atrás. Já conseguimos ver como se faz política e campanha até na Europa;
(vi) Não é possível uma palestra isenta, proferida por um militante activo, em plena campanha eleitoral, em qualquer lugar do mundo;
(vii) É exactamente por isto que, nestes dias, o meu filho de 18 anos, que está no 1º ano na UEM, por ser da FRELIMO, não aceitaria ir a uma palestra de Namburete. Meu filho não é ingénuo. Ele sabe que Namburete faria campanha.
(ix) Sei que vão continuar a chamar nomes. Não importa. É o que fazem pessoas sem argumentos. Eu julgo que expus com clareza meus argumentos. Sem fazer sugestão de que qualquer das pessoas que não concorda comigo é burro, quadrado, amarrado...

Obed L. Khan

Anónimo disse...

Vamos arrumar com frelimo!
ja os conhecemos! ha mais de 30 anos.
Moçambique precisa de mudanças meus senhores!
Votemos na nova geraçao de politicos.
Votemos no candidato jovem Davis Simango
a nossa vingança tem que ser o voto consciente.
vamos-nos unir contra os empresarios politicos, comissarios politicos, contra a nomenclatura instalada e suja, tao suja como nos tempos da russia.
Aquilo que as televisoes europeias mostram ao mundo depois da queda do imperio sovietico.
votemos com consciencia meus irmaos, fora e dentro do País.
Deus tem que abençoar esta terra bonita que da para todos e que so esta a ser usada por alguns!
rogo-vos, apelo-vos, votem no Simango
Malx85
geraçao do futuro e nao do 8 março

Anónimo disse...

SIM! VAMOS VOTAR DAVIS SIMANGO, COM A CORAÇAO E RAZAO

Nunoamorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunoamorim disse...

ALGUÉM PODE NOS DIZER QUAL ERA O TEOR DO CONVITE PARA A PALESTRA?

Se não cairemos no ridículo de ser novamente induzidos ao erro. Há dias estivemos a debater a “gazeta” do Presidente da CNE ao encontro com o parlamento juvenil e no final descobrimos que o parlamento juvenil enganou a opinião pública.
Pelas declarações do Leopoldo da Costa, o parlamento juvenil submeteu o convite as 17 do dia 14 de Setembro e teve a resposta negativa no dia 15 de Setembro.
Ficamos a queimar neurónio e tempo num falso debate com o título (Presidente do CNE gazeta ao encontro com jovens). Concordamos todos que gazetar é diferente de recusar um convite.

Para mim, a orientação do actual debate tinha que ser em torno da pertinência do orador num momento eleitoral e não rotular a AE-UEM como um organismo que está a fazer a campanha para Frelimo.
Se havia um tema para a palestra e o orador desviou-se dele, a culpa não é da AE-UEM mas sim do orador.

Parece que alguns bloguistas querem resolver problemas domésticos com o actual elenco da AE-UEM.

Nuno Amorim

Orlando disse...

Caro Obed,
A dada altura do teu comentario repisas "... o meu filho de 18 anos, que está no 1º ano na UEM, por ser da FRELIMO, não aceitaria ir a uma palestra de Namburete. Meu filho não é ingénuo..."
Pois bem, se o teu filho nao e INGENUO porque sabe que a politica faz-se de muitas formas, entao eu tambem NAO SOU INGENUO a ponto de pensar que a CNE agiu imparcialmente. Como tambem admito que os partidos excluidos podem estar a fazer "ondas" para ganharem simpatia. Tambem nao sou ingenuo para pensar que a direcao da AEU nao sabia que Chissano ia fazer campanha (como Nuno Amorim diz).
Portanto, ninguem e ingenuo para acreditar que o CC agiu "sem influencias".
Politica tem a sua propria logica, muito complicada. So os nao ingenuos como seu filho e eu, sabem que tudo e possivel para se manter ou conquistar o poder.
Por isso a minha postura: de dia sou da Frelimo, mas a noite sonho com um Mocambique para todos.
Orlando

Shirangano disse...

Obed, estás a dizer que nesse período de campanha eleitoral as pessoas, ou melhor, os políticos profissionais são uns verdadeiros lobos travestidos de cordeirinhos? Não podemos nem sequer chegar a pensar que eles possam tratar um assunto de forma desapaixonada?

Será mesmo ingenuidade comprar um bilhete para assistir a um jogo de futebol e lá no campo aperceber que, afinal, se trata de demonstração de tácticas ou truques de artes marciais?

Porquê não é possível uma palestra proferida por um militante activo, em campanha eleitoral, ser isenta? Será que o espírito eleitoral embriaga ate ao ponto de deixar os políticos sem o mínimo de lucidez para fazer uma análise desinteressada?

Há pouco dias participei num seminário da faculdade onde o orador era politico activo. Ele tomou uma postura sensata ao dizer que estava ali como “Dr. X e especialista naquela área” e não como membro e simpatizante de um determinado partido e, embora seja membro, isso não lhe tirava a lucidez para fazer uma análise. E também não escondeu que poderia ter os seus deslizes afinal ele vive da politica. Em suma, ele deixou claro que não estava ali para servir interesses institucionalizados.
Tudo isso para lhe dizer que há pessoas, políticos conscientes que não fazem da politica uma coisa nojenta que se resume em caçar votos ate mesmo em pleno funeral.

Palestra isenta é possível sim, em qualquer parte do mundo. Tudo depende da consciência da pessoa e o objectivo de quem o convidou. Ou melhor, da maneira como foi formulado o convite.

PS: Fico feliz em saber que estamos a debater com pessoas que têm um pouco mais de trinta anos de idade.

Shirangano disse...

Nuno,
A palestra tinha como titulo “universitários e cidadania” e o teor, de certeza, alcoólico não era e, muito menos, campanha eleitoral. E esperava-se, de certeza, uma postura académica da parte do orador escolhido, mas não foi isso que aconteceu.
Acho que se o titulo fosse “Universitários e cidadania: pedido de votos”, obviamente quem fosse lá na expectativa de que o ex-PR não pediria votos, então essa pessoa sofre de sindroma-de-ingenuidade-congénita.

Devemos perceber os assuntos que estamos a debater para evitarmos ejaculação precoce de ideias. Não estamos a dizer que o presidente da AEU-UEM não deve manifestar o seu amor partidário, mas sim, não usar-se da associação para levar agua ao seu moinho ou para defender, com unhas e dente, os seus interesses. Em síntese, estamos preocupados com a mentira habilmente orquestrada pela associação.

Ninguém aqui está a rotular a AEU-UEM como organismo que esta a fazer campanha, pois isso esta claro e não constitui novidade, pelo menos para estudantes que têm acompanhado as pseudo-actividades dessa associação. O presidente da associação nunca escondeu as suas simpatias partidárias, é um membro do partido assumido e se calhar responsável de alguns células que há nas residências.

O problema no elenco é, por um lado, o facto de os indivíduos acharem que a associação foi instituída para servir um partido. E por outro, eles acham-se que são funcionários do governo.

Meu caro, problemas domésticos resolvem em locais apropriados, entretanto, se lhe custar entender a mensagem dos comentários, tente fazer esforço com a mente (não custa nada), pois tenho a certeza que conseguirá entender a essência de algumas questões levantadas.
Um abraço.

Shirangano disse...

Orlando,
Adorei o seu sentido de humor, pois reflecte que não és uma pessoa ingénua ao ponto de acreditar em qualquer patranha. Muitos querem nos convencer de coisas que eles próprios nem acreditam ou sabem bem que não corresponde a verdade. Apenas o fazem porque devem parecer diante todos, especialmente do chefe, que são capazes de dar a sua vida pelo partido contanto que não lhes retire o tacho.

Caro Reflectindo,
Vais me desculpar pela ousadia aqui no seu espaço, mas é impossível ficar indiferente quando somos apanhados pelo os “pingos” dos comentários.

Vamos ao debate!

Reflectindo disse...

Antes de eu responder ao Mutisse, e, se isso for necessário, noto aqui nas entrelinhas muitas respostas para o meu amigo. Porém, como eu disse antes, o meu amigo Obed. L. Khan está a nos revelar a essência de tudo o que assistimos.
Porquê eu prolongaria antes de Obed e quiça Mutisse dar um feedback ao Orlando e Shirangano?

Caro Orlando

Obrigado pela analogias que fizeste e espero mesmo duma reacção.

Caro Shir

Obrigado pela tua insistência no debate, buscando exemplos que reconheço na vida. Estás a fazer a tua parte. Prudência, imparcialidade e honestidade são mesmo possíveis, desde que o indivíduo seja socializado para ser prudente, imparcial e honesto.

Abraço para todos

P.S: 1) imaginemos que todas as instituicões públicas fossem encerradas durante os 45 dias de campanha eleitoral?

2) acho muito estranho que alguém pense que levanto este tipo de questão agora e depois, não sei de quê? Porquê não rever todo o blog?

Craveira disse...

Caro Obed,
O seu filho, aquele que nao e ingenuo e esta no 1 ano na UEM, aceitaria ter aulas com Namburete, durante estes 45 dias (se estivesse a fezer um curso em que Namburete fosse docente)?
Como sei k ha muito docentes universitarios que nutrem simpatias por outras forcas, fora da Frelimo, como e k andam as aulas do teu filho nestes dias? Acaso ele pergunta se o prof. X ou Y e da Frelimo, e em funcao disso decide ou nao assistir as aulas?
Ha coisas k nao fazem sentido nenhuma, e aquilo que afirmou e uma delas. Revela muita ingenuidade tanto "do papa" como do tal filho "que nao e ingenuo". Eduque o seu filho para conviver com a diversidade!

JOSÉ disse...

Infelizmente chego tarde a este debate, mas fico consolado com a qualidade de alguns comentários. Por outro lado, é triste que certas pessoas não questionem as situações que envolvem personagens da Frelimo.
A atitude de Chissano é reprovável e é lamentável que a AEU actue como célula da Frelimo.
Essa do Chissano querer saber quem não vota na Frelimo não lembra nem ao diabo, deve ser saudades dos tempos do braço no ar.

Anónimo disse...

Se MC Roger esconde a sua cara com os seus óculos escuros outros escondem as suas com os seus certificados universitários, mas a imagem é a mesma a do MC Roger.

Julio Mutisse disse...

Tenho acompanhado o debate meu caro amigo. A dado momento dei conta que ele não é mais meu. A adjectivação que tomou conta dele tolda a minha capacidade de entrar nele. Também me pareceu que discorda-se de campanha em sede de palestra e esse facto por si, despertou (sublinhe-se) despertou a oposição ao actual elenco da AEU que é atacado não só por este acto mas também por outras coisas (benesses etc) quase num exercício eleitoral paralelo na própria AEU. Nem nos tempos de estudante da AEU me meti nos barulhos da AEU (nunca me senti representado por esta organização como não me sinto pela OJM do meu partido) embora, como dirigente associativo na minha faculdade, me tenha sentado com seus representantes e debatido assuntos do nosso interesse enquanto estudantes de direito.

Portanto, ao debater neste assunto mais do que fiz de início, estaria a alimentar um debate que deixou de ter enfoque só a própria palestra e o que de certo ou errado aconteceu, mas as guerrinhas óbvias dentro da AEU que não são minhas.

Julio Mutisse disse...

Leia grande parte dos comentários e please, não deixe de me corrigir se estiver errado na minha percepção ao rumo que o debate tomou.

No meu blog tento ser moderador, para evitarmos adjectivações a roçarem o insulto e coisas do género. Mas cada um é como é.

Também não respondeste à minha interpelação no comment em que distanciei do Damásio Chipande que não conheço de lado nenhum apesar de me mandares recados (não sei a que título) para ele quando tens o canal do Nero aberto e eu, decididamente, não sou menino de recados.

Reflectindo disse...

Calma Mutisse que estou mesmo respondendo-te.

Abraco

Anónimo disse...

isto so vei provar como certos jovens sao levianos, promiscos e com falta de caracter.

os estatutos da AEU-UEM sao claros ao dizer que a associacao é apartidaria.

é triste saber que o presidente da AEU-UEM e o seu secretario geral nao passam de varas verdes.

agora so nos resta fazer justiça na hora de votar. Façam um voto consciente.

Shirangano disse...

O debate continua a fluir, isso é muito bom, apesar de não se concordar com o ângulo de abordagem de certos comentários. Mas que fique claro que os comentários aqui tecidos são de inteira responsabilidade de quem os emite e não do autor deste blogue.
Acho que para além de nos limitarmos a falar de campanha em lugar de palestra, devemos também perceber outro lado (nesse caso o elenco da AEU-UEM) para fazermos uma analise profunda. Não adianta ficarmos ancorado num ponto e dizermos isso é certo e aquilo é errado quando podemos navegar para outro mar para adquirimos mais informações para sustentar as nossas posições.
Por isso, acho que não há problemas em referir que aquela associação é movida por alguns interesses instalados, o que pode ser a razão principal da palestra ter tomado o tal rumo.

Anónimo disse...

O tipo de discurso de Shirangano mostra claramente que está completamente mastrubado e a ejacular asneiras.

Da palestra do JC fala-nos de células nas residencias e compromisso do elenco da AEU.

Meu caro, candidate-se a Presidencia da AEU e faça a sua campanha em locais adequado.

Este não é o melhor espaço, porque muitos blogistas ja não são estudantes universitários.

Zeca

Shirangano disse...

Meu caro Zeca,
Que lhe poderei dizer, se acabas de mostrar ao enjoo a sua Demência e o seu ar aflitivamente amargurado e deprimente?

“O tipo de discurso de Shirangano mostra claramente que está completamente mastrubado e a ejacular asneiras”.

Primeiro, deixem-me rir!!! Ha ha ha, ke ke ke. Isto sabe mesmo a infantil! É típico de adolescente com problemas de ejaculação precoce, só por isso que não vou aplicar “iodo” no teu cérebro deteriorado comum nos ignorantes ou nos mentalmente estéreis.

O meu caloroso abraço fraterno.

Anónimo disse...

Siranhano,
não vou descer ao teu nível.

As tuas palavras demostram a podridão que está na tua mente. Deves ser um daqueles que se sente realizado quando insulta a mãe dos outros.
Arrogante e absoltuto. Há mais vida para além da tua carapaça.

Zeca

Shirangano disse...

Meu Zeca,
“não vou descer ao teu nível”.
Ai sim!!?? Humm, não me diga! Que palavras sensatas! Bem-haja por as pensar/sentir/dizer. Saem-lhe do coração?

Se precisares de escada para descer, é só avisar, irei lhe proporcionar o funeral. Estou aqui em baixo, sofisticadamente armado ate aos dentes, á semelhança do exercito da NATO, pronto para estuprar a tua mente, sem dó nem piedade.
Abraços sororais.

Anónimo disse...

Se houve alguém que insultou outrém, foi o Sr. Zeca.
Por isso, por favor, não se faça de vítima.
Podemos dialogar, trocar ideias, passar a nossa mensagem, sem para isso termos de usar palavras tais como: completamente masturbado, a ejacular asneiras... existem outras palavras no dicionário mais adequadas quando queremos transmitir a nossa mensagem ou ponto de vista.
A boa educação, cavalheirismo e respeito pelos sentimentos dos outros, mesmo que pensem de forma diferente da nossa, fica muito bem a qualquer um e é uma das qualidades de uma pessoa de corpo são em mente sã.

Reflectindo disse...

Caro Zeca

Se há exemplo de que insulta, és tu.

Mas olha, há uma coisa importante em debates:

1. Argumento e contra-argumento. Isso não conseguiste fazer.

2. Queres erradamente fazer regras no blog, sem sequer me pedires autorização.

3. O Shirangano não fez nenhuma campanha aqui e querendo fazer ele faria lá na AEU ou pelo menos a partir de lá. Não o julgo pessoa com medo.

4. Não sei com que certeza, o meu caro Zeca diz que muitos bloguistas não são estudantes universitários.

Espero o teu argumento ou contra-argumento sobre o conteúdo do artigo e as opiniões aqui emitida. Nos exigimos o respeito pelos bens públicos e voto secreto.

Um abraço

Reflectindo disse...

Caro Mutisse

1. Não tenho certeza que te compreendo quanto às adjectivações que referes. Talvez seja necessário rever toda a línguagem que se usa na bloguisfera. É que há aquilo que talvez se se pensar que seja insulto, seja o pior. Se alguém expressamente dizer que eu não trabalhei e nem trabalho simplesmente porque critico aos governantes, sinto-me muitíssimo ofendido e longe de quem assim deve pensar. Há duas razões fundamentais que nem quero aqui dizer. Mas também sinto-me muito ofendido, quando noto o desreipeito aos direitos do ser humano.

2. Se te dei recado é porque notei concordares com essa gente e isso não lá no Nero, mesmo no teu blog. Não vejo porque razão alguém pensa que é derrota de opinião o facto de eu não comentar mais sobre o assunto a que tirei minhas conclusões. Eu disse claramente em diversos comentários que não concordava com a vossa opinião, antes pelo contrário concordava com o parecer jurídico do Observatório Eleitoral ao Conselho Constitucional e a opinião de muitos outros, incluindo juristas. Por outro lado, a fraqueza da vossa opinião reside pelo facto de minimizar os atropelamentos da CNE e não menos pelo vosso esforço de evitar em falar dos erros mais graves como o caso das fases até a aprovação das listas, para além do caso PLD o qual se limitam a chamar de especulação.

3. Não sei da tua especialização, mas pode ser que estejas a fazer a tua profissão. Mas espera aí, não te preocupes em me explicares, raramente procuro da vida dos outros. Do que sei, sempre que debatemos em questões jurídicas e de direito, foste sempre em defesa do poder. Se o cidadão é ameaçado por quem abusa o poder, não questionas, e, muitas vezes já consideraste isso o início e fim de Estado de Direito e não uma violação do direito constitucional. Posso dar como exemplo seguintes casos: a intimacão de jornalistas e Azagaia pela PGR; dos asfixiados de Mogincual onde alguns deles haviam sido apanhados as 22 horas na rua;

4. Para este tema, penso eu que não há como que não possas ver a intimidação, a pressão (método pscológico de obrigação) e a mentira, tudo o que desacredita à associação e à figura do Ex-Presidente da República. São estas as nossas preocupações sobre todos os que querem escamotear a verdade em nome de paixão partidária.

Abraço