Dois vendedores no mercao central de Mabalane, Gaza, tinham panfletos de Daviz Simango nas suas bancas, assim como garrafas de óleo, sacos de açucar e cartões de carga de telemóvel. O nosso jornalista local Armando Junior noticia que testemunhou um grupo de choque da Frelimo chefiado por Artur Macamo, administrador do distrito, chegar ao Mercado e levar os dois comerciantes, Sousa Chaúque e João Manganhe, para a administração, onde foram agredidos na presença da polícia local.
Outros incidentes foram também reportados em Mabalane. Apoiantes da Frelimo conduzindo uma Ford Ranger cabine-dupla MMR- 34-55, alegadamente raptaram o delegado local da Renamo, Nelson Lino Chitsongo, e dois organizadores da Renamo, Chadreque Rafael Chunguana e Conceição Faduco, e conduziram-nos durante 30 Kms desde o centro da aldeia até Cerpa, onde foram agredidos e torturados. E a 22 de Outubro, o membro da Renamo Rodrigues Mechanhene foi agredido, alegadamente por apoiantes da Frelimo.
Mabalane foi uma area problemática em 2004, quando delegados de partido da Renamo foram expulsos da área e houve significativo enchimento de urnas.
Fonte: Boletim sobre o processo político em Moçambique, Número 20, 26 de Outubro de 2009
Sem comentários:
Enviar um comentário