Frelimo e seu candidato apoiam-se com curandeiros
Enquanto isso, o partido Frelimo e o seu candidato às presidenciais, têm recorrido aos curandeiros um pouco por todo o país, para alegadamente conseguir uma vitória eleitoral nas eleições de 28 de Outubro próximo.
Com efeito, o candidato presidencial pelo partido Frelimo, Armando Emílio Guebuza, "tomou banho" no último domingo na cidade de Pemba, província de Cabo-Delgado, junto de um grupo de curandeiros, que lhe garantiu uma vitória nas eleições provinciais, legislativas e presidenciais;
O "banho" de Guebuza, aconteceu sobre um pano vermelho em que ele próprio se sentou em cumprimento das orientações de duas mulheres e um homem, todos eles curandeiros, tendo de seguida sido espalhada farinha de milho sobre o mesmo pano, enquanto se evocava supostos espíritos.
Na ocasião, Guebuza entregou as suas mãos a uma das mulheres curandeiras para ser esfregado um pó que aparentava ser farinha de milho.
O pano a que estava sentado Guebuza, foi depois entregue a ele próprio já dobrado envolto de pó, acompanhado de uma agitação do rabo de cavalo a volta do candidato.
Os referidos curandeiros, que segundo fontes vinham trajados com vestes pretas, disseram que a sua acção estava a ser feita em nome da AMETRAMO, sigla da Associação dos Médicos Tradicionais de Moçambique.
Em Manica, curandeiros entram em cena
Na província central de Manica, o governador local, Maurício Vieira Jacob, não ficou diferente em relação ao seu candidato presidencial, razão pela qual para conseguir uma possível vitória do seu partido, a Frelimo naquela província, este convocou os curandeiros locais para um encontro de um dia, para lhes pedir voto.
Segundo relatos, o governador anda preocupado com a situação do seu partido naquela província, que desde as eleições de 1994 deram vantagem ao segundo maior partido, a Renamo.
ZAMBEZE – 01.10.2009
Nota: Já imagino se Samora Machel ressuscitasse .
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Coitadinhos! Os curandeiros que os acudam...
O povo é que irá decidir o destino a dar ao país.
Tanta arrogância e tanto orgulho, que não serviu para nada.
Continuam com o 'rabinho a arder', pois sabem que o povo Moçambicano já está cansado deste teatro de fantoches e de ver a prosperidade para TODOS adiada.
Trinta e quatro anos não são trinta e quatro dias ou trinta e quatro semanas. Nestas 3 décadas e pouco, muita gente nasceu, envelheceu e morreu, sem ter a felicidade de ver o seu sonho de um Moçambique para TODOS concretizado. Dizemos BASTA a este abuso!
Maria Helena
Eu não sei para onde estamos a caminhar.
Atencao companheiros. Os curandeiros tem a sua influencia sobre as pessoas residentes nas suas zonas.
A FRELIMO nao estah alheia a esta realidade, diferentemente (me parece) de alguns paetidos e candidadtos que ainda ousam recusar o africanismo e a africanidade.
Temos as nossas raizes caros irmaos. Estao a negar o poder dos curandeiros? Acham que os curandeiros nao merecem a atencao dos politicos!?
Bom, se essa mentira vos faz bem, quem sou eu para vos acordar deste sonho?
Mano Reflectindo, nao sabes para onde estamos a caminhar? Esqueces que estamos em Africa? Eh por isso que alguns se esqueceram da SADC e da Uniao Africana e se queixaram aos europeus? Porque eh que agora se lembram de destes orgaos africanos?
Desprezem aos curandeiros. Hao-de voltar a si e recorrer a eles um dia - se quiserem ganhar eleicoes, claro...
Um abraco
Mano Nero
Não sei se dizes isso a sério. Não tenho dúvidas que os curandeiros estão se usando amplamente. Não penso que seja apenas a Frelimo a usá-los embora desta forma me pareca o cúmulo. É precisamente pelo amplo uso de curandeiros pela maioria de nós que me questiono. Será mesmo que os curandeiros ajudam para a vitória ou derrota nas eleicões?
Curandeiros curam ou angariam votos?
África, deixa de buscar "certo"tipo de curandeiros e busquem antes a Deus. NAda tenho contra remédios naturais, mas sim pelo feitiço que usam nas curas.
Caro anónimo
Concordo contigo ao questionares se o curandeiro cura ou ajudam na angariação de votos roubando aos outros candidatos.
Não sou a pessoa mais indicada para dar estratégias eleitorais...mas em todo mundo, os partidos politicos que querem ganhar eleições procuram mobilizar pessoas influentes.
Ja agora, existirá alguem que seja mais influnte que os curandeiros nas zonas rurais?
Ao meu ver, o curandeiro está para a população rural, assim como o Zico e MC Roger estão para os jovens urbanos.
Aliás, a Frelimo tem sido uma escola em termos de estratégias eleitorais. Acredito que nas próximas eleições teremos mais partidos politicos atras de curandeiros.
Nuno Amorim
O teor do tema aqui em analise esta' a procurar ser deturpado por alguns sectores!
A questao e' simples: "Guebuza nao acredita na sua vitoria, por meios proprios"!!
Ele esta' inseguro!! Esta' inseguro, ao ponto de depositar todas as suas esperancas em algum poder magico, para o manter no poder!
Nao nos venham com essa estoria que a Frelimo valoriza as instituicoes e o poder tradicional.
Desde quando? A Historia deste pais, e' prova irrefutavel desta assercao!
Digam-nos que o homem esta' desesperado e pronto!
Se sair derrotado destas eleicoes, porque, de facto, o povo nao o quer, nem na "sua terra natal adoptiva" (Murrupula), depois como ficamos??
Quando alguem vai ao curandeiro, vai resolver seus problemas pessoais ou a si, directamente ligados!
Se um individuo vai "tomar banho" para ser promovido no emprego, ele depois nao pode aparecer a pretender extrapolar algo desta sua iniciativa, em prol da empresa ou dos colegas! Ele esta' ali para resolver seus problemas pessoais!
O povo analfabeto la da aldeia, quando ve ou ouve que Guebuza foi ao curandeiro, ele nao pensa noutra coisa senao "Que Guebuza foi ver se resolve os seus proprios problemas"!!
Dai a quererem fazer passar que "existe alguma estrategia eleitoral por detras disto", e' querer tapar o sol com a peneira!!
O homenzinho esta' arrasca e pronto!
Nao chegaram as falcatruas da CNE e CC! Agora tambem, curandeiros precisam-se! Depois o que se seguira'??
Jonathan, Reflectindo,
Já vi que querem permanecer nessa mentira só porque vos faz bem. Enganem-se e comentaremos sobre isso no dia 29 de Outubro de 2009.
Qual e' mentira a que te referes, Nero?
E' tudo o que tens a dizer a este respeito?
Enviar um comentário