quinta-feira, maio 05, 2016

Comissão de Direitos Humanos de Moçambique pede “acesso incondicional” a locais de corpos abandonados

A Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH) de Moçambique, instituição estatal, considerou hoje "grave e preocupante" a existência de corpos abandonados no centro do país e pediu o "acesso incondicional" de entidades nacionais ou internacionais aos locais. 
Lembrando que o centro do país vive uma crise política e militar, o presidente da CNDH, Custódio Duma, disse hoje, em conferência de imprensa realizada em Maputo, que o Governo deve "criar condições necessárias para que seja realizada uma investigação séria, independente e transparente nos locais mencionados, quer seja por entidades da sociedade civil, religiosas ou instituições de direitos humanos".
O Escritório do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos informou na quarta-feira estar em contacto com as autoridades moçambicanas para aceder à zona onde se encontram corpos abandonados.
Comentando este desenvolvimento, Custódio Duma referiu que o caso "está a criar interesse, não só em Moçambique, mas também fora" e a declaração das Nações Unidas "também é importante" para que o Governo dê acesso às entidades de investigação, visando a protecção dos direitos fundamentais e a segurança dos cidadãos.
"A CNDH considera grave e preocupante a existência de vários corpos espalhados nas matas e visíveis na via pública, sobre os quais não existem esclarecimentos sobre os contornos das mortes", salientou Duma.


Fonte: LUSA – 05.05.2016

Sem comentários: