quarta-feira, maio 18, 2016

“Membro da Renamo” escapa à morte depois de uma rajada de tiros em Manica

Um “membro da Renamo” escapou à morte, em Manica, depois de ter sido raptado e crivado de balas. O lesado teve que ser transferido de emergência para tratamentos em Maputo, onde se queixa de estar a ser perseguido.
Chama-se Bento Sabão e é natural de Catandica, Manica. Diz ter sido combatente da Renamo durante a guerra dos 16 anos, mas que agora dedica-se apenas à política. Nas imagens cedidas pela Liga dos Direitos Humanos, Sabão conta que foi raptado e remetido a um interrogatório, depois levado a uma mata onde foi regado de tiros que atingiram o seu braço e perna.
Mesmo depois de ter chegado a Maputo para tratamentos num esquema secreto com ajuda da Presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, Bento Sabão diz que tem atravessado momentos de terror, uma vez que polícias à paisana têm rondado o Hospital Central de Maputo durante a noite, e já houve tentativa de o retirar do hospital, facto que não aconteceu graças à intervenção de outros doentes da enfermaria que ligaram para a Liga dos Direitos Humanos.
Alice Mabota, Presidente da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos, diz que este episódio é a prova da existência do esquadrão da morte no país.
A vítima foi submetida a cirurgias e diz que está em franca recuperação.

Fonte: O País – 18.05.2016

Sem comentários: