quarta-feira, maio 18, 2016

Empresa estatal moçambicana sem dinheiro para pagar empréstimo escondido e tenta reestruturar dívida

A Mozambique Assets Management (MAM), empresa beneficiada com créditos garantidos pelo Estado moçambicano à revelia das contas públicas, está sem dinheiro para pagar a primeira prestação, até 23 de Maio, e procura reestruturar a dívida para evitar um incumprimento.

"Segundo a empresa, neste momento [a MAM], está a negociar para reestruturar porque ainda não tem receitas suficientes para pagar" o valor de 178 milhões de dólares (158 milhões de euros) da primeira prestação, afirmou hoje o ministro da Economia e Finanças de Moçambique, Adriano Maleiane, numa audição junto de deputados da Assembleia da República.

O governante disse que o objectivo da reprogramação da dívida, num total de 535 milhões de dólares (474 milhões de euros) avalizados pelo Governo em 2014, é evitar que um eventual incumprimento da empresa recaia sobre o Orçamento Geral do Estado.

"Seria difícil irmos buscar dinheiro do orçamento para pagar a dívida", admitiu Maleiane, dando conta de que o Governo está satisfeito com o esforço da empresa e que as negociações com os credores "estão a correr bem".

O ministro da Economia e Finanças referiu que a MAM, detida em 98% pela GIPS (empresa do Serviço de Informações e Segurança do Estado), está vocacionada para serviços nas áreas petrolífera, mineira, portuária e possui licenças para construir estaleiros navais em Pemba.

A maturidade do crédito é de seis anos, com um período de deferimento de dois, a uma taxa de juro de 7,7%, e a primeira de quatro prestações anuais vence já na próxima semana, segundo Maleiane, lamentando que a empresa não tenha ainda gerado receitas para enfrentar sozinha a dívida.

Apesar disso, "esta prestação não vai afectar orçamento porque a empresa está a trabalhar com os financiadores", insistiu Maleiane.

Fonte: LUSA – 18.05.2016

Sem comentários: