terça-feira, maio 17, 2016

Porquê o Governo não dá a mão à palmatória?

O Governo já não pode continuar a mentir; nem os governantes podem continuar a roubar, como sempre o fizeram, perante os olhos de uma população ignorante, que hoje dispõe de dispositivos de acesso à informação não seleccionada. Estamos diante da mudança do paradigma, pois, no passado, a informação passava pelo crivo do Governo.
No passado, durante a guerra, o Governo atribuía todo o tipo de barbaridade aos chamados “bandos armados”. Mas agora vimos que o Governo criou esquadrões da morte para matar opositores. Meteu dó ver o PR na Alemanha a dizer que quem mata civis são os seus oponentes, quando o Governo é quem iniciou a saga de matança de civis e opositores ou críticos do regime.
Está-se mesmo a ver uma hierarquização de mentirosos. O antigo presidente mentiu nos números que forneceu quanto à aquisição da dívida externa. O antigo ministro das Finanças, idem. O governador do Banco, idem. O primeiro-ministro foi a Washington e reconheceu ter havido ocultação da dívida. Está-se mesmo a ver que os moçambicanos têm um Governo de mentirosos, que vêm há muitos anos engordando à custa das mentiras e sonegação da verdade ao povo, que dizem tanto amar.

Temos uma geração de políticos que ficou ultrapassada. Crê que basta criar um grupo de arruaceiros e intriguistas, quais o G40, para estarem imunes em todo o tipo de barbaridades. É uma mentalidade monoteísta, daqueles que pensam que os únicos veículos de comunicação e difusão de notícias são a Rádio Moçambique, a Televisão Experimental, o “Diário de Moçambique”, o “Domingo” e o “Notícias”. A liberalização do acesso à informação é felizmente um grande inimigo com que a elite política mentirosa terá que lidar nos próximos tempos, se disso ainda for capaz. Porque hoje sabemos quem mata nas cidades, quem rouba a uma velocidade exponencialmente impressionante.
Seria digno e sensato da parte deste Governo vir a terreiro e reconhecer os excessos, as mentiras que foi propagando.
Parece que, neste tipo de fuga para frente, só os mentirosos não são capazes de retractar-se, de tão expostos e descobertos que estão. Mesmo os animais irracionais poderão estar a gracejar, pois nada, senão o reconhecimento, os poderá salvar da lama.
O Governo não tem outra alternativa que não seja dar a mão à palmató- ria, para unir a família moçambicana. Todo o tipo de engenharia de que se tem ocupado acaba por se enredar e coloca o Governo no atribulado papel de mafiosos, de asininos mentirosos.
O país parece um Estado sem Governo, desde que iniciaram as matanças, desde que começaram a vir ao de cima os subsequentes escândalos que deixam a população estarrecida.
 Porque “errare humanum est”, é chegado o momento de o Governo resignar. Assumir as falhas.
Não vamos continuar a construir um país na eterna mentira. (Adelino Timóteo)


Fonte: Canal de Moçambique – 17.05.2016

Sem comentários: