quarta-feira, abril 16, 2014

Ministra do Trabalho revoga autorização de trabalho a dois gestores do Hotel Cardoso

A Ministra do Trabalho, Maria Helena Taipo, decidiu interditar, com efeitos imediatos, o exercício do direito ao trabalho na República de Moçambique aos cidadãos David Nichollas Hackney e Andrew Curia, de nacionalidades sul-africana e queniana, respectivamente, ambos trabalhadores do Hotel Cardoso, devido a comportamento omissivo em relação aos trabalhadores moçambicanos.


Um comunicado de imprensa enviado à FOLHA DE MAPUTO refere que os dois trabalhadores violaram os princípios plasmados na Constituição da República graves e pelas demais leis vigentes no País, incluindo pelo encobrimento de uma tentativa de crime de homicídio contra um trabalhador. “Até à data da sua interdição, David Nichollas Hackney vinha desempenhando a função de Gerente do Hotel Cardoso, enquanto Andrew Curia era o Director-Adjunto na mesma instituição”, detalha o documento.

“O Ministério do Trabalho, através da Inspecção-Geral do Trabalho, tomou conhecimento de uma tentativa de assassinato por afogamento na piscina do Hotel Cardoso, protagonizado por um hóspede, contra o trabalhador nacional Domingos António Mambuque. E quando este tentou dirigir-se à esquadra policial para notificar o sucedido, os dois gestores acima referenciados, numa tentativa de encobrimento da acção do hóspede agressor e visando ilibá-lo, facilitaram a fuga do mesmo. A vítima, no entanto, sobreviveu ao atentado e goza de boa saúde”, lê-se no comunicado.


Fonte: Folha de Maputo - 16.04.2014

1 comentário:

Anónimo disse...

Well done minister you are very couragious woman l wish if we had ten or more of your kind in our key sectors of governance a lot of Mozambiquens will feel to be truelly the owner of this country.