Os investimentos do grupo brasileiro Vale chegarão a 8 mil milhões de dólares com a conclusão, este ano, do projecto Corredor Logístico de Nacala, informou recentemente Sérgio Chitará, quadro da Vale Moçambique, citado pelo matutino Notícias, de Maputo.
De acordo com o calendário apresentado pela empresa, o corredor, orçado em 4,5 biliões de dólares e constituído por uma linha de caminho-de-ferro com uma extensão de 912 quilómetros a partir de Moatize, em Tete, e um porto de águas profundas, em Nacala-a-Velha, deverá ficar operacional em finais deste ano ou princípios do próximo.
Os oito mil milhões de dólares de investimento previsto incluem ainda o projecto da duplicação da capacidade de produção da mina, em Moatize, para cerca de 22 milhões de toneladas por ano.
Sérgio Chitará, que divulgou a informação no decurso de um seminário subordinado ao tema “mantenha o conteúdo local”, organizado pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços, adiantou que o montante referido não inclui o projecto de construção da central termoeléctrica de Moatize, cuja primeira fase custa mil milhões de dólares.
O quadro da Vale Moçambique disse ainda que, entre 2008 e 2013, a empresa investiu aproximadamente três mil milhões de dólares na aquisição de bens e serviços para viabilizar o projecto, sendo que parte deste dinheiro foi direccionado para as pequenas e médias empresas moçambicanas.
Fonte: macauhub/MZ/BR - 22.04.2014
Sem comentários:
Enviar um comentário