segunda-feira, abril 21, 2014

Detidos 15 funcionários públicos por desvio de pensões no centro de Moçambique

Quinze funcionários públicos foram detidos em Manica, centro de Moçambique, em conexão com um caso de desvio de 21 milhões de meticais do erário publico, disse hoje à Lusa fonte da Procuradoria.
Firmino Emílio, porta-voz da procuradoria provincial de Manica, disse que os funcionários detidos, da direcção provincial das Finanças e da empresa pública Correios de Moçambique, desviaram o valor de providência social de centenas de pensionistas, a maioria antigos combatentes, em benefício próprio.

"Foram emitidos mandados de busca e captura contra 15 funcionários públicos, para prisão preventiva, por desvio de fundos, quatro dos quais por executar", declarou à Lusa Firmino Emílio, avançando ter sido hoje legalizada a prisão dos suspeitos.
Os funcionários em alusão, disse, detidos em Chimoio, a capital de Manica, falsificaram documentos e assinaturas, para se apoderar, de forma gradual, de valores de pensionistas, sobretudo de retroactivos e prémios de reinserção social, das pensões de reforma e invalidez.
Entretanto em carta enviada à Lusa, os antigos combatentes de Manica, a maioria lesados pelo desvio de dinheiro nas finanças, ameaçaram na semana passada uma "greve sangrenta", depois de recusada a sua audiência com a governadora de Manica.
Fonte: Lusa - 21.04,2014

Sem comentários: