terça-feira, abril 22, 2014

Moscovo: Balói classifica de frutuosas conversações com Lavrov

O Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, classificou de “frutuosas” as conversações que manteve hoje, em Moscovo, com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov.
Segundo Baloi, “quando os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Moçambique e da Rússia se encontram é sinal de um grande compromisso nas relações entre os dois países”.
O governante moçambicano prestou estas declarações na conferência de imprensa, bastante concorrida, que teve lugar no Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, logo após o encontro com o seu homólogo russo.
Ladeado por Lavrov, Baloi explicou que as conversações giraram em volta de assuntos de cooperação bilateral e de questões correntes da actualidade internacional. Neste âmbito, enalteceu particularmente o papel da Rússia na formação do capital humano moçambicano.
“O sector da educação foi uma das áreas especialmente abordada pelos dois ministros à mesa das conversações, tendo em conta que cerca de duzentos estudantes moçambicanos beneficiam presentemente de bolsas de estudos russos em cursos de engenharias, medicina, ciências agrárias, economia, finanças, pedagogia, relações internacionais, jornalismo, entre outros”, refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC).
Durante as conversações, foi também assinalada a tendência crescente da cooperação moçambicano-russa nas áreas de economia, comércio, geologia, hidrocarbonetos e defesa, “impulsionada pelas excelentes relações políticas existentes entre os dois países”.
Baloi revelou também que trocou impressões com o seu homólogo russo sobre a situação política internacional.
Neste contexto, indicou que os dois governantes avaliaram a evolução dos processos políticos em África, nomeadamente na Guiné-Bissau, Sudão do Sul, República Centro Africana e Mali, e, em relação à Europa, concentraram a sua análise sobre a situação na Ucrânia.
Referiu que as reformas em curso no sistema das Nações Unidas estiveram igualmente na agenda dos dois governantes, tendo vincado o papel e a importância da Rússia no Conselho de Segurança da ONU.
Falando na mesma ocasião, Sergei Lavrov destacou o compromisso do seu país em estreitar relações não só com Moçambique, mas também com a União Africana (UA), a Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC) e outras organizações regionais africanas.
No prosseguimento da sua visita à Rússia, Baloi profere, terça-feira, em Moscovo, um discurso de abertura do Fórum de Negócios Rússia-Moçambique, que se realiza na Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa.

Fonte: Rádio Moçambique/AIM - 21.04.2014

Sem comentários: