segunda-feira, fevereiro 10, 2014

MDM exige estar incluído no diálogo sobre revisão da Lei Eleitoral em curso entre Frelimo e Renamo

 “O MDM reivindica como partido parlamentar o direito de participar no diálogo sobre a Lei Eleitoral” que está em curso entre a Frelimo e a Renamo, acaba de anunciar o seu presidente, Daviz Simango, através de comunicado.

“O debate da Lei Eleitoral deve sempre ser do mais amplo conhecimento público e nunca secreto”, exige o presidente do MDM.

“Por respeito ao eleitorado nunca se deve excluir o MDM deste debate em torno da Lei Eleitoral”, observa Daviz Simango, recordando que “a bipolarização em Moçambique já faz parte da história”.

“Com a nossa ascensão nas eleições de 2009 mesmo amputados pela “FRENAMO” (NR: Frelimo+Renamo) somos a terceira força política nacional, e por sinal a única força política de oposição moçambicana que para além de estar por mandato popular representada no Parlamento, governa território. Daí que o destino político do País passa necessariamente pelas três forças políticas com legitimidade democrática conquistada através do voto”, lê-se no assinado por Daviz Mbepo Simango.

“Uma análise contrária, pensando que só os beligerantes, aqueles que tem armas para ameaçar e matar é que devem discutir e negociar a revisão da lei eleitoral, seria um grave erro, porque estaríamos a excluir a maioria do povo que não quer saber de armas, que quer um governo civil e livre das amarras belicistas; que quer gente no poder sem comichão nos dedos para pegar em armas como forma de impor as suas vontades”, conclui o MDM no comunicado assinado pelo seu presidente. (Redacção)



Fonte: Canalmoz - 10.2014

14 comentários:

Anónimo disse...

mdm tem razao,na minha fraca forma de ver.

Anónimo disse...

Concordo com Mdm no que tange a revisao da lei eleitoral deve ser chamado a participar porque tem representacao parlamentar. Outros assuntos como os militares fica para os contendores porque o mdm nao tem homens armados ou fir/fdm

Anónimo disse...

So Agora? Nao entendo nada esta oposicao

Anónimo disse...

Kkkk, e triste oq s ve em moz, qer xtar no dialogo qando ve q xta ja no fim com bons resultados. E essa oposicao q temos em moz. Q fazer.

Anónimo disse...

Eu so de mdm pra qem diz. mas desta vez falhast president. E so agora, dantes tava a ond o mdm de jovens. Se n tem nada pra reclamar e melhor calar.

Reflectindo disse...

Só para quem não acompanha é quem diz que é só agora.

A seguir cito a notícia de 30.10.2013:
"O MDM apontou ainda na sua sessão extraordinária da Comissão Política a necessidade de se respeitar a Constituição por parte de todos os actores da sociedade.

Apelou-se ao envolvimento de todos os interlocutores nacionais, nomeadamente os partidos políticos, as confissões religiosas, as organizações da sociedade civil na busca da paz e de um acordo político que possa renovar a esperança ao povo." In Jornal Notícias:

http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/5515-mdm-apela-a-paz

Anónimo disse...

o MDM é passivo demais. um comportamento k é pouco de esperar de um Partido da oposicao. pelomenos deveria-se posicionar perante a questao k se discutia e nao esperar k as coisas fiquem Claras para depois pedir acesso a discussa.

Anónimo disse...

O MDM sempre apelou que fossem envolvidos todos interlocutores nacionais como partidos politicos, confissoes religiosas, organizacoes da sociedade civil na busca da paz e um acordo politico que possa renovar a esperanca dos mocambicanos. Jornal noticias do dia 30 de outubro 2013. Por isso dizia que era dialogo de surdos e mudos porque nao envolve outros actores sociais. O pais nao e so da frelimo e renamo existem outros actores que actuam em varias frentes, dai que qualquer acordo politico sobre a vida do pais deve ser inclussivo

Anónimo disse...

oh Deviz Simango e o Mdm qando eq vao terminar de reclamar? Esse asunto devias ter encaminhado diretamente a Frelimo e a Renamo ja q n tens armas pra t darem armas , o teu qerer estar no dialogo nao e parar de longe e dzer """ a mdm deve ser incluso no dialogo"""" ja devias xtar no dialogo, e pra o povo dzer cuetado do mdm nem? Continue a ficar de long.

Anónimo disse...

Inderecar esses interece oa parlamento pk vc tambem tem 8 deputados la. A imprensa n vai t levar ao dialogo nenhum.

Anónimo disse...

Eu queria fazer ver ao sr.presidente Guebuza que no tempo do sr. chissano nunca houve greve, tantas manifestacoes, ataque da Renamo nada, nada nada. Porque acontece consigo. O sr. deveria abrir os olhos e ver. Porque es arrogante. Por isso eras Ministro sem pasta no tempo do samora. Querias ascender ao poder a forca

Anónimo disse...

Esses do MDM sao malandrose oportunistas, quem comer o bolo r ter o bolo ao mesmo tempo.

Reflectindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Reflectindo disse...

O que é ser oportunista? Um MDM é um partido que representa o eleitorado moçambicano e só quem isso de representar eleitorado não sabe pode pensar que o MDM está a reivindicar o que não é do seu direito. A Lei Eleitoral é do interesse de todos.