quinta-feira, janeiro 09, 2014

Tensão militar em Homoine: Guerrilheiros desalojados

- Na manhã de ontem, mais dois militares feridos deram entrada no Hospital Rural de Chicuque


Depois da confrontação armada da madrugada e manhã de terçafeira, as Forças de Defesa e Segurança (FDS), compostas pela Força de Intervenção Rápida (FIR), Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e Polícia de Protecção (PP) terão conseguido desalojar os guerrilheiros da Renamo que tentavam reactivar duas das suas principais bases, a de Catine e Nhamungue, no distrito de Homoine, posto administrativo de Pembe.


Na verdade, o poderio bélico das FDS é indiscutível, daí que se acredita que de facto tenham conseguido ocupar as posições anteriormente ocupadas pelos guerrilheiros da Renamo.

Tendo sido desalojados das suas posições, acredita-se que nos próximos tempos, os homens armados da Renamo possam, tal como está a acontecer em Santhungira, iniciar contra ataques esporádicos, com recurso a táctica de guerrilha. Acredita-se também que os homens armados da Renamo, actualmente dispersos e em parte incerta, possam procurar alcançar a Estrada Nacional Número Um (EN1). Neste contexto, adivinham-se ataques esporádicos contra viaturas  ao longo da EN1, em troços próximos às zonas de confrontação.

Entretanto, em resultado directo da confrontação armada, terão dado entrada, na manhã desta quarta-feira, mais dois militares das FADM feridos, no Hospital Rural de Chicuque. As informações que tivemos indicam que os militares entraram naquela unidade sanitária de referencia ao nível provincial, com ferimentos tidos como graves.

(Damião André, em Homoine)

Fonte: MEDIAFAX – 09.01.2014

2 comentários:

Anónimo disse...

Jovens deixem d serem enganado por governo d Guebuza, ele vai continuar a comer o dnheiro d mocambique vces stao morrendo, entreguem lhe armas dele e facam avossa vida. Quantos filhos dos nossos governantes milita nas filelas dFADM E FIR?

Anónimo disse...

vai a merda caralho merda