O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral a nível da cidade de Maputo já se movimenta para cumprir com a cronologia do programa estabelecido para que tudo ocorra sem sobressaltos para as eleições gerais de 15 de Outubro próximo.
Uma das iniciativas em curso desta segunda-feira à sábado é a capacitação de 29 formadores provinciais que vão formar brigadistas de recenseamento eleitoral para as eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais. Daquele número, 26 serão contratados e três ficarão como suplentes, segundo dados avançados pela Direcção Provincial do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) da capital do país.
Ainda ao longo desta semana, desta feita na quarta e quinta-feiras, vai decorrer a formação dos formadores de agentes de educação cívica, num total de dez, para serem contratados oito.
O STAE da cidade de Maputo prevê envolver na actualização do recenseamento cerca de 160 agentes de educação cívica e 540 brigadistas.
O calendário de formação dos agentes eleitorais indica que de 13 a 18 de Janeiro decorre a formação dos formadores provinciais de brigadistas e de 15 a 16 serão capacitados os instrutores de agentes de educação cívica.
A capacitação dos brigadistas irá decorrer de 21 a 27 de Janeiro, para o recenseamento se realizar de 30 de Janeiro a 14 de Abril.
Já a instrução dos agentes de educação cívica será de 20 a 22 de Janeiro e a campanha para a mobilização dos cidadãos a se recensearem está prevista para arrancar no dia 25 de Janeiro.
O recenseamento eleitoral de raiz vai ter lugar em todo o país, incluindo nas zonas autárquicas onde, no âmbito das eleições municipais de 2013, se fez actualização, devendo abranger todos os cidadãos que completarem 18 anos até a data do próximo pleito eleitoral e os que ficaram sem o documento obtido no ano passado.
A lei eleitoral estabelece que a actualização do recenseamento para as eleições gerais deve ocorrer seis meses antes da data de votação.
Fonte: Folha de Maputo - 13.01.2014
2 comentários:
Guebuza e os restantes malandros serão obrigados se executarem todo o mundo vendo.
Guebuza e os restantes malandros serão obrigados se executarem todo o mundo vendo.
Enviar um comentário