segunda-feira, maio 14, 2012

Maputo acolhe conferência Nórdico-Moçambicana sobre Crescimento Inclusivo

A criação de plataformas e redes de intercâmbio e colaboração para promover o crescimento inclusivo em Moçambique são os objectivos de uma conferência que cinco países nórdicos organizam a 23 e 24 de maio, em Maputo, foi hoje anunciado.

Em comunicado conjunto as embaixadas da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia em Maputo afirmam que a conferência Nórdico-Moçambicana sobre Crescimento Inclusivo "acontece num momento crucial para Moçambique".
"A descoberta de recursos naturais tais como o carvão, minerais e o gás cria um enorme potencial para o desenvolvimento social, económico bem como ambiental sustentável", acrescentam os organizadores da conferência sobre Crescimento Inclusivo.
"Com uma gestão transparente e prudente das receitas provenientes da exploração e exportação dos recursos naturais, Moçambique poderá alavancar o acesso equitativo das oportunidades de desenvolvimento sustentável para todos os cidadãos", consideram os cinco países nórdicos.
A conferência vai centrar-se em três temas: a criação de emprego e transformação económica, prestação de contas e transparência, e tributação e construção do Estado.
"Os resultados da conferência servirão de base para uma cooperação contínua entre Moçambique e seus parceiros Nórdicos no apoio ao desenvolvimento sustentável e inclusivo", assinala o comunicado.
A conferência vai contar com a presença do primeiro-ministro moçambicano, Aires Ali, académicos, funcionários de alto nível e representantes da sociedade civil.
Durante o século XX, os cinco países nórdicos desenvolveram-se a partir duma base relativamente pobre para estar entre os Estados mais prósperos do mundo, com uma plataforma económica diversificada e mecanismos adequados para garantir que todos os cidadãos gozam dos benefícios do crescimento económico.
A Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia lembram que o desenvolvimento destes países não podia ter ocorrido sem a orientação de políticas e prioridades claras, pelo que Moçambique deve adoptar políticas sociais idênticas, até porque, para o bom resultados dos cinco países nórdicos, "alguns elementos-chave foram uma distribuição equitativa da riqueza, a protecção social, um Estado de direito e a transparência".
Estes países "também não conseguiriam alcançar tal desenvolvimento sem um forte investimento na área da educação. Todos os cinco países têm desenvolvido uma cultura democrática baseada na participação ampla dos cidadãos, directamente através de eleições, assim como através de organizações activas da sociedade civil", refere a mesma nota.

Fonte: Rádio Mocambique (RM/Lusa) - 14.05.2012

Sem comentários: