quinta-feira, maio 31, 2012

SMS apelam a manifestações na sexta-feira, autoridades desdramatizam

Maputo, 31 mai (Lusa) - Mensagens de telemóvel de origem anónima estão a convocar a população de Maputo desde a manhã de hoje para uma manifestação na sexta-feira, mas o governo do município da capital desdramatizou a situação e apelou à serenidade.

"Atenção: esta sexta-feira haverá grande greve na cidade de Maputo, por causa das barracas removidas, custo alto dos ´chapas`, preço de tomate, batata, arroz, pão, etc", diz a mensagem que está a circular nos telemóveis de muitas pessoas em Maputo.
A mensagem fala de atos de vandalismo contra residências, escolas e lojas, avisando os pais para terem "muito cuidado" e "não deixarem os filhos saírem de casa".
As autoridades municipais de Maputo convocaram hoje uma conferência de imprensa para desdramatizar a ameaça de manifestações, apelando à população para manter tranquilidade.
"A posição do Conselho Municipal da Cidade de Maputo é para a população se manter calma, porque os motivos que se alegam nessas mensagens não são sérios", disse no encontro o vereador para a área dos transportes do município de Maputo, João Matlombe.
Também presentes na conferência de imprensa, os vereadores do distrito municipal de Maputo e dos mercados e feiras desmentiram a subida de preços de produtos alimentares invocada pelos autores das mensagens.
As populações das cidades moçambicanas já recorreram a revoltas violentas em 2008 e em 2010 contra o custo de vida, que resultaram em mortes e destruição de bens.
PMA
Fonte: Lusa - 31.05.2012

Sem comentários: