Parlamentares ucranianos enfrentaram-se a chapadas, socos e pontapés numa sessão na noite de quinta-feira, por conta de uma lei que propõe o uso do idioma russo em tribunais judiciais, hospitais e outras instituições em partes do país. Com isso, o russo teria o mesmo status que o ucraniano em áreas de população de origem russa.
De um lado da pancadaria estavam os membros da oposição, que é pró-Ocidente e quer tirar a Ucrânia da sombra da Rússia. Do outro, parlamentares ligados ao presidente Viktor Yanukovych, que conta com o apoio dos ucranianos de origem russa. Desde o fim da União Soviética, a Ucrânia enfrenta divisões entre o leste, de forte influência russa, e o oeste, mais próximo do resto da Europa.
Não é a primeira vez que uma sessão parlamentar ucraniana termina em violência. Em dezembro de 2010, uma briga deixou seis congressistas no hospital, depois que membros do partido de Yanukovych atiraram cadeiras contra a oposição, que vinha bloqueando a votação dos itens na agenda legislativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário