quinta-feira, maio 31, 2012

AMEAÇA DE GREVE NA CIDADE DE MAPUTO/EDILIDADE TRANQUILIZA

MAPUTO, 31 MAI (AIM) – As autoridades municipais da cidade de Maputo, a capital moçambicana, tranquilizam a todos os munícipes que não haverá nenhuma manifestação durante o dia internacional da criança, que se assinala a 1 (um) de Junho.

Neste município circulam mensagens, endereçadas via telemóveis, anunciando a realização de uma “Grande Greve”, Sexta-feira, e, por conseguinte, alertam aos citadinos, incluindo os seus filhos, a não saírem das suas casas sob o risco de sofrerem represálias.

As mensagens, que começaram a circular na noite da ultima Quarta-feira, referem que tal greve será realizada em protesto ao elevado custo de vida provocado pelos altos custos do transporte semi – colectivo, vulgo ‘chapa-100’, do tomate, batata, arroz, pão, entre outros produtos de primeira necessidade.

Um dos motivos da manifestação, segundo tais mensagens, tem a ver com o facto de o município remover ‘algumas barracas’ posicionadas na via pública, deixando outras em situações menos claras.

“Por favor mantenham os filhos em casa e evitem andar pelas ruas, ou podem ser vítimas dessa manifestação”, refere uma das passagens das mensagens postas a circular.

Em conferência de imprensa convocada para reagir às ameaças, o Município vinca que se tal ocorrer a polícia vai intervir para manter a ordem.

Com efeito, o vereador de transportes e trânsito no Conselho Municipal da Cidade de Maputo, João Matlombe, considera que esta é uma tentativa de alteração da ordem.

Em Moçambique, a lei permite a realização de manifestações desde que sejam autorizadas pelas autoridades competentes e que sejam de índole pacífico.

“Apelamos aos citadinos a não aderirem a manifestação se ela ocorrer. Que se distanciem dela. Os objectivos por detrás desta manifestação não estão claros, por isso é difícil antever o que estará a acontecer”, disse Matlombe.

(AIM)

FTA/DT

Fonte: AIM – 31.05.2012

Sem comentários: