terça-feira, maio 15, 2012

África do Sul: Malema acredita que será presidente do ANC

O antigo líder da Liga Juvenil do Congresso Nacional Africano (ANCYL), Julius Malema, diz acreditar que um dia vai dirigir o partido no poder na África do Sul, avaliando pelo apoio que ainda goza, não obstante a sua expulsão daquela formação política.
Falando pela primeira vez desde que foi afastado da liderança da ANCYL, Malema reivindica que ainda goza de um apoio massivo no seio da organização, acrescentando que um dia poderá triunfar não como presidente da liga, mas sim do ANC.
“Irei dirigir este ANC. Registem o que estou a dizer. Serei líder do Congresso Nacional Africano”, frisou.
Ladeado pelos seus antigos camaradas, Malema sugeriu que o seu apoio estava a tornar-se cada vez significativo, mesmo estando fora das fileiras do partido, frisando que não vai desaparecer do mapa político sul-africano.
Apesar de estar proibido discursar sobre questões inerentes ao ANC, o antigo líder da ANCYL advertiu que ninguém irá inviabilizar a sua “ambição” de liderar o mais antigo movimento de libertação em África.
“Estamos preparados para tudo o que vier até alcançarmos a nossa posição no ANC, onde pertencemos”, declarou, sublinhando que “estamos a caminhar a 200 quilómetros por hora. Não vamos desistir; esta é a nossa casa”.
O discurso de Malema ocorreu uma semana depois de jornais sul-africanos revelarem que o ministro dos assentamentos humanos, Tokyo Sexwale, estaria disposto a candidatar-se para assumir a liderança do ANC.
Malema disse que apoiará Sexwale apesar de inicialmente ter apoiado a candidatura do actual vice-Presidente do ANC, Kgalema Motlanthe, para substituir o incumbente, Jacob Zuma.
Fonte: Rádio Mocambique - 15.05.2012

Sem comentários: