sexta-feira, maio 18, 2012

Quelimane: Vereadores exonerados “não se encaixavam na nova dinâmica”


Dois vereadores do Município de Quelimane, nomeadamente Joaquim Maloa e Moisés Ofinar, das áreas do Meio Ambiente e Cemitérios e dos Mercados, Feiras e Actividades Económicas respectivamente, foram recentemente exonerados daquelas funções, facto que ocorre quatro meses depois da sua nomeação para os cargos. No entanto, nos seus despachos, o chefe da edilidade local, Manuel de Araújo, não indica as razões daquela medida.

Entretanto, fontes não oficiais citadas pelo jornal Notícias na sua edição de hoje, 18, indicam que a exoneração daqueles vereadores estaria ligada com o facto de não se terem encaixado na actual dinâmica governativa imposta pela busca de soluções rápidas para os problemas colocados pelos munícipes nas áreas para as quais tinham sido indicados. Consta, por exemplo, que para o caso do antigo vereador para a área do Meio Ambiente e Cemitérios, teria pesado o facto de o tratamento de resíduos sólidos urbanos estar a ser feito de uma forma bastante deficiente, alegadamente devido à falta de meios para o efeito.
Para os críticos de Joaquim Maloa, este, no lugar de se queixar da falta de meios de transporte para a recolha e remoção de lixo, devia ter trabalhado no sentido de encontrar solução para o problema. Ademais, aponta-se que os trabalhadores da Empresa Municipal de Saneamento (EMUSA), no lugar de acondicionarem devidamente os resíduos sólidos nos camiões ou nos tractores, fazem-no de qualquer maneira, uma situação que faz com que aqueles meios, a caminho da lixeira municipal voltem a espalhar o lixo pelas estradas.
Por outro lado, as viaturas da recolha do lixo são abastecidas com apenas 20 litros de combustível por dia. Aliás, há gente no Conselho Municipal da Cidade de Quelimane que afirmaram à nossa Reportagem haver uma acção deliberada de alguns gestores da EMUSA e de alguns trabalhadores do sector que estariam a sabotar os esforços que estão a ser empreendidos para melhorar as condições de higiene e saneamento do meio na urbe.

Fonte: Rádio Mocambique - 18.05.2012

Sem comentários: