terça-feira, maio 08, 2012

Empregados domésticos para sobreviverem no Sudão

Grupo de estudantes moçambicanos em Cartum

Maputo (Canalmoz) – À Redacção do Canalmoz chegou uma carta-exposição de um grupo de estudantes moçambicanos no Sudão, que descreve as más condições de vida que enfrentam naquele País estrangeiro e dizem que para ter algum dinheiro são obrigados a fazer trabalhos domésticos nas famílias locais. Eles pedem apoio do Governo. Eis a carta na íntegra:
“Os estudantes moçambicanos na universidade Internacional de Cartum, Sudão, vêm por este meio apresentar a situação em que se encontram.

Antes, queremos dar a conhecer ao governo que nesta universidade se encontra um número de quarenta e cinco estudantes moçambicanos, sendo trinta e sete homens e oito mulheres admitidos em diversas faculdades, nomeadamente: Engenharia, Ciências Puras e Aplicadas, Informática, Medicina, Economia, Letras, Educação e Direito. De salientar que a vinda dos estudantes a esta universidade ocorre através de um concurso (exames de admissão) por intermédio de algumas personalidade a citar: Yussufo Fabula – cell: 827073520, Tayob da Silva Cadango - cell: 824516760, Tembo Luís – cell:  823881430, Adamo - cell: 843405061. Ler mais

2 comentários:

Anónimo disse...

Nguioliche

"Durante a guerra de libertacao dormiamos sem comer. Às vezes eramos obrigados a comer areia e beber nosso próprio xixi." Estou a advinhar as palavras de um comissário politico que será enviado para resolver o problema. Que quadros esperamos ter no fim em termos educacao social e moral?

Anónimo disse...

Mocambicanos e mocambicanas,o povo do rovuma ao maputo,tomem muito atencao!esse caso é muito triste,um caso que da mesmo p refletir sobre os nssos cmpanheiros que longe dos seus pais e familhares...ora vejamos,na carta os estudantes dizem receberm uma bolsa,por sua vez reclamam que nao é uma bolsa completa...oque quero saber quem foram as pessoas respensavel d enviu d estudantes p fora do pais?se forem as mesmas figuras o governo tomou conhecimento?se nao,sabendo que n país temos uma instituicao reconhecida ao nivel nacional(instituto d bolsas)...o meu apelo vai p ogoverno velarem a situacao desses nossos compatriotas que extao a passar mal,nesse dita universdade(Cartoum-Sudao),porfim um país problematico cmo temos acmpanhado pelos canais televisívos aque no país....vao a encontro deles,ouvirem deles e viverem perto deles d que ta se passar no seio deles...e tomem conta dos responsaveis deste tipo de pratica...viva moç e abaixo o analfabetismo,corrupçao e o espírito de deixa andar