terça-feira, outubro 04, 2011

Tutu compara governo Zuma ao regime do apartheid por negar visto ao Dalai Lama

Cidade do Cabo - O actual governo sul-africano agiu pior do que o governo do tempo do apartheid, comentou hoje (terça-feira) o Prémio Nobel da Paz, Desmond Tutu, referindo-se ao cancelamento da viagem do Dalai Lama à África do Sul pela negativa da concessão de visto por parte das autoridades.
O nosso governo é pior do que o governo do apartheid (...) porque só se espera uma coisa assim do governo do apartheid", declarou Tutu, que tinha convidado o Dalai Lama para fazer um discurso quando o Prémio Nobel sul-africano celebrar sexta-feira os seus 80 anos.
O líder espiritual dos tibetanos cancelou a sua viagem à África do Sul por não ter recebido o visto das autoridades.
Ele iria fazer a conferência inaugural do evento "Desmond Tutu pela paz" no sábado na Cidade do Cabo, que celebrará o aniversário do arcebispo emérito.
O Dalai Lama visitou a África do Sul em 1996, quando foi recebido pelo então presidente Nelson Mandela, 1999 e 2004.
Mas não conseguiu regressar desde que Jacob Zuma foi eleito presidente, já que o chefe de Estado se negou a autorizar o visto em 2009 para satisfazer a China, interlocutor económico e diplomático importante.

Fonte: Angolapress - 04.10.2011

6 comentários:

Muna disse...

Reflectindo

Parece-me que V não entendeu mesmo como agem os 'capivaras'.

Qual é a formação (berço) de Zuma? O ANC pode ser tubarão em relação a Frelimo, mas Zuma é bicho de estimação da Frelimo.

Que vantagens tem o Zuma em impedir à entrada de Dai? O Zuma é bruto e sabe que se aceitar à entrada de Dai dá-se mal com a China que quer ver Dai morto.

Ora, amor com amor se paga. Não há nenhum país que ser ser inimigo da China, por razões diversas....

Desde logo pelo facto da China ser um poço sem fundo e não cobrar juro nem impõem condições no empréstimo.

Etc.

Alguma dúvida?

Em política externa não há caridade. É tudo a matar.

Zicomo

Muna disse...

Explicando melhor:

Zuma age como a Frelimo "morde e sopra".

Bruto de escolaridade e até de carácter, mas é esperto. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e aprendeu a regra.

Zuma sabe que a China é o que está a dar, por isso não pode comportar-se mal. Caiu Kadafhi e o próximo pode ser ele, é bom que não se esqueça que Zuma é uma cágado que subiu em árvore.

Zicomo

Muna disse...

Explicando melhor:

Zuma age como a Frelimo "morde e sopra".

Bruto de escolaridade e até de carácter, mas é esperto. Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros e aprendeu a regra.

Zuma sabe que a China é o que está a dar, por isso não pode comportar-se mal. Caiu Kadafhi e o próximo pode ser ele, é bom que não se esqueça que Zuma é uma cágado que subiu em árvore.

Zicomo

Reflectindo disse...

Muna,
Isto deu para provar aos que acham que a China é melhor que Ocidente. Ou seja dá para PROVAR em que a China é melhor.

Se Desmond Tutu descobriu que o governo de Zuma é pior que o regime de apartheid, será que não decobrimos ainda que a China é pior que Ocidente?

Muna disse...

A China não é pior nem melhor que o Ocidente, apenas está a fazer o que qualquer potência faria no auge da sua economia.

Sabes Reflectindo, é de natureza humana gladiar-se, guerrear-se e conquistar territórios alheios.

Aliás, as relações internacionais são isso mesmo. O Zuma ao recusar a entrada de Dalai Lama (tratou-o por DAI para para encurtar a rota das palavras) ganha por dois, ganha a amizade da China e atenua possíveis frinchas que o poriam em perigo o seu consulado.

Estas frinchas seriam causadas pela estrutura invisível do ANC que é contra os brancos (que mantém a RAS o país que é) e que esperam da China para preencher o lugar dos indomáveis caso aconteça a situação do Zimbabue, de colocar os chineses à frente da economia sul africana.

Depois convém não esquecer que o Zuma é apenas um espelho de um forte poder invisivel na RAS, ele era incapaz de recusar o visto de entrada a DAI. Mas la está, em relações internacionais a vassalagem é uma regra de sobrevivencia.

Zicomo

Reflectindo disse...

Muna

Concordo contigo quanto às razões que levaram o governo de Zuma a trair Desmond Tutu. Porém, sou de uma outra opinião ao comparar a China com outras potências económicas. Concordo que as intencões sejam iguais para todas as potências, mas o nível de actuacão não é o mesmo porque o regime chinês actua como quer e quando quer sem correr algum risco de crítica interna, isto é, crítica ou protestos de chineses pacatos, de imigrantes (africanos) na China, da mídia chinesa ou de organizacões civis. O regime não teme cair por votos pela sua accão fora do país. Os governos ocidentais têm que aguentar com tudo isto e por vezes acabam caindo. Portanto, a exigência pelo respeito de direitos humanos, democracia, combate à corrupcão, meio ambiente pelos países doadores ocidentais não se pode ver como da iniciativa dos governos ocidentais, mas da sociedade civil, mídia, ONGs, imigrantes africanos e amigos vindo nesses países, os contribuintes dos impostos. Os governos ocidentais, por exemplo, enfrentam protestos contra a exportacão de material de guerra a certos países apesar de ser um dos factores da economia. Esses sentem-se obrigados a usar um caminho longo, apenas para que os seus próprios cidadãos não possam saber ou ter certeza.