sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Principais razões da anulação das eleições no Gurúè

O  Conselho Constitucional (CC) anulou as eleições no município de Gurúè, devido a várias irregularidades, cuja gravidade influenciou os resultados finais.
Os resultados aprovados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) davam vitória à Frelimo e ao seu candidato, Jahanguir Jussub, com 50.49% dos votos. Mas o MDM contestou-os, reivindicando vitória para o seu candidato, Orlando Janeiro, com 50.20% dos votos.
Principais erros
Apesar de terem chumbado o pedido do MDM de declaração do seu candidato vencedor das eleições de Gurúè, os juízes do Constitucional examinaram o material que o reclamante juntou ao recurso e detectaram:
  • Vários erros nas fotocópias de originais, cópias, duplicados e triplicados de editais de apuramento parcial dos resultados de 49 mesas que funcionaram no Gurúè.
  • Várias irregularidades nos originais solicitados à CNE que dão forma à violação da lei por parte dos membros das mesas de voto e da Comissão Provincial de eleições (CPE) da Zambézia.
  • As irregularidades levantaram dúvidas sobre a credibilidade dos resultados de apuramento parcial.
  • Falta de boletins de voto para análise, presumindo-se que tenham sido desviados durante os tumultos ocorridos nas mesas de voto.
  • Falta de assinatura do presidente da mesa no termo de abertura das mesas e assinatura do presidente sem carimbo nos originais das actas e dos editais de apuramento parcial requisitados à CNE.
  • Editais com rasuras no número de votos válidos, editais com alteração do número total.
  • A soma de votos não completava o número dos eleitores que votaram.

Fonte: O País online - 07.02.2014

1 comentário:

Anónimo disse...

A principal razao foi a batota dos lideres locais e simpatizantes da Frelimo e do MDM.